LOC: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, está apoiando uma iniciativa que tem como objetivo recuperar encostas à beira-mar em praias do Rio Grande do Norte. O objetivo do Projeto Falésias é elaborar estudos de risco de desmoronamento dos taludes nas praias de Pipa e de Barra de Tabatinga para dar mais segurança para moradores e turistas.
Nesta semana, uma equipe do MDR e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vistoriaram encostas que estão sendo objeto dos levantamentos. O Ministério investiu 390 mil reais para a produção de um estudo que aponta medidas a serem tomadas em caso de desmoronamento das encostas.
O diretor do Departamento de Obras Hídricas do MDR, Francisco Igor Nunes, falou sobre a importância desse projeto.
TEC/SONORA: Francisco Igor Nunes
“Discutimos eventuais contribuições que o ministério possa fazer para garantir a segurança da população local e dos usuários das praias, ou seja, os turistas que visitam esse polo turístico importante do Rio Grande do Norte. Certamente teremos bons frutos dessa vistoria, dessas parcerias”
LOC: Mas você sabe o que são as falésias? Elas são um tipo de encosta íngreme ou vertical, que geralmente termina no mar. Elas estão sujeitas a erosão causada pelas ondas.
Para mais informações, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Petronilo Oliveira