Meio Ambiente - undefined·24 de maio de 2021

Mais de R$ 7,8 milhões serão investidos para estruturar concessão de serviços de resíduos sólidos em Minas Gerais

A iniciativa vai beneficiar cerca de 600 mil pessoas

Por
Ouvir · 00:02:21

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Governo Federal está investindo mais de 7 milhões e 800 mil reais para a elaboração do projeto de estruturação do serviço de coleta e destinação dos resíduos sólidos em 20 cidades de Minas Gerais. Elas fazem parte do Consórcio de Municípios do Centro-Oeste Mineiro. A iniciativa vai beneficiar cerca de 600 mil pessoas. 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou do lançamento do projeto, na cidade de Perdigão, em Minas Gerais. Ele apontou os benefícios da concessão do serviço para a região. 

"Existem 3 mil lixões espalhados pelo território nacional. Tudo isso atenta contra a saúde da população brasileira. Tudo isso faz com que aumente a mortalidade infantil. Diminui a proficiência dos estudos, diminui a produtividade das pessoas, avilta nossos mananciais, intoxica nossos rios, os nossos estuários. É uma chaga exposta. É um câncer que precisa ser erradicado".

"É um avanço muito importante, muitos lençóis freáticos são contaminados com esses resíduos hoje e o que nós queremos é um estado mais desenvolvido e também um estado mais limpo. Caso contrário, não adianta nós estarmos desenvolvendo e poluindo e sujando".

Para receber os recursos para a elaboração do projeto, os municípios participaram, no ano passado, de um chamamento público. Foram selecionados 23 consórcios, que reúnem 304 cidades do País. 

Além de Minas Gerais, as propostas atendem cidades da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é que quase dez milhões de pessoas sejam beneficiadas com a ação.

Para saber mais, acesse mdr.gov.br.

Autor não encontrado

As informações do autor desta matéria não estão disponíveis.

t-page