ITUIUTABA (MG): Cada um deve fazer o dever de casa no combate ao mosquito, pede coordenador de Vigilância

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As chuvas chegaram e a chance de ter mais lugares com água parada, condição perfeita para a reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, é muito grande.  Para isso, 54 agentes estão sempre visitando, principalmente, os bairros mais afetados da cidade, como o Universitário, Santo Antônio, Independência e Jerônimo Mendonça. Mesmo assim, moradores de outros bairros também devem ficar atentos aos possíveis criadouros. Veja o caso do Daniel Souza, de 30 anos. Ele mora no bairro Platina e pegou Dengue. O analista de sistemas conta o que ouviu dos médicos e como foi dolorosa a doença

  

TEC/SONORA: Daniel Souza, 30 anos, Analista de Sistemas

 

 “Foi recomendado pelos médicos para ingerir bastante líquido, comer comidas mais leves, bastante fruta, tomar muita água de coco, isotônico e repouso. Foi 7 dias de repouso, em casa. Mas os primeiros dias é muito forte, porque sente muita dor no corpo. 

 

LOC: Quando há notificações de casos suspeitos de Dengue, Zika ou Chikungunya na cidade, a área é isolada e os agentes realizam o que chamam de ‘bloqueio’. O local passa por ações como uso de bombas, limpeza, retirada de entulhos como pneus, que podem acumular água. Para que os 18 casos do vírus Zika e os dois mil casos de Dengue, registrados apenas neste ano, não aumentem, o coordenador Geral da Vigilância Ambiental em Saúde de Ituiutaba,  Antônio Carlos, convoca a participação da população da cidade.

 

 TEC/SONORA: Antônio Carlos de Freitas, Coordenador Geral da Vigilância Ambiental em Saúde de Ituiutaba.

 

 “Cada um fazendo seu esforço, fazendo o dever de casa, nós vamos ficar tranquilos, a gente não vai ter Dengue dentro da cidade. A gente espera que a população realmente colabore.”

 

LOC: As doenças causam grandes problemas! Não vamos deixar que o mosquito vença!  Faça sua parte! Saiba mais sobre o mosquito e o que ele transmite em saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.