IPU (CE): Comércio, igreja e autoridades se unem para combate ao mosquito da Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Secretaria Municipal de Saúde garante que desenvolve ações para conscientizar a população sobre a importância de se combater o mosquito que transmite Chikungunya, Zika e Dengue. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Lidiana Farias, uma dessas ações é o Comitê da Saúde, montado em 2013, formado também por representantes de igrejas e do comércio. Antônio Farias é o pioneiro com o projeto de conscientização. Ele é dono de uma loja de calçados, e no ano passado lançou a seguinte promoção: na compra de determinados produtos, o cliente recebe como brinde um peixe beta, que é capaz de eliminar possíveis focos do mosquito em recipientes que armazenam água, pois ele come a larva do mosquito. Lidiana Farias conta como a ideia do projeto começou.

TEC./SONORA: Lidiana Farias, coordenadora da vigilância em saúde
“Quando nós vimos que mesmo com toda a mobilização, com todo o trabalho de educação e saúde, de fazer com que a população entendesse que é parte dela, também, tomar parte dessa luta, a gente acabou pensando na criação de um comitê com várias pessoas da sociedade civil, que pudesse nos ajudar a trabalhar e divulgar também, a prevenção na cidade.”

LOC.: O comércio também emprestou carros de som que anunciam as ofertas das lojas para circular nos bairros da periferia e convocar as pessoas para mutirões de limpeza. Sebastião Filho, presidente da Câmara de Dirigentes dos Lojistas, a CDL, quer ampliar o projeto.

TEC./SONORA: Sebastião Filho, presidente da câmara de dirigentes dos lojistas
“Essa campanha já vem há algum tempo, só que nós pretendemos deixar ela mais forte, elevar o numero de lojistas a participar dessa campanha, hoje são poucas as lojas que dispõe do peixe. Mas o principal objetivo é dar ênfase maior nesse problema, porque eu vejo que principalmente os bairros mais pobres do nosso município, o cidadão não está antenado, não está alerta para os perigos que esse mosquito nos trás, então o comércio organizado procurou abrir os olhos da sociedade.”

LOC.: Além das iniciativas dos lojistas, as igrejas católicas e evangélicas também estão no combate ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. O padre Raimundo Nonato aproveita as missas e a programação da igreja para falar sobre importância da prevenção e conscientização. Se toda a população entrar na luta, o mosquito não vai ter vez. Quer saber mais como realizar um mutirão de limpeza? Acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.