
Voltar
LOC.: O principal indexador do aluguel, que é mensurada pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), caiu 0,70% em julho, após uma queda de 1,95% no mês anterior. Com este resultado, o índice acumula deflação em 12 meses.
No mesmo período de 2022, o índice apresentava alta.
Esta pode ser uma boa notícia para os contratos de aluguel firmados em julho e em agosto. Ainda que repasses deflacionários tardem a ocorrer para os contratantes, é esperado que contratos firmados neste período mantenham-se sem possíveis altas.
O IGP-M, por ser um índice de mercado, é composto pela estrutura de três outros índices: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M).
A deflação registrada no índice ao produtor, de 1,05%, é motivada pela queda dos preços de bens finais, principalmente dos combustíveis.
É a deflação presente no índice do produtor que mais influencia a queda do IGP-M.
Já com relação à componente do índice de preços ao consumidor (IPC), houve aumento em julho, com maior contribuição partindo do grupo de transportes.
O mesmo ocorre com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que variou 0,06% em julho. Os três grupos componentes desse índice apresentaram alta em julho: Materiais e equipamentos, serviços e mão de obra.
Reportagem, Luigi Mauri, narração, Sophia Stein.