
LOC.: Além de salvar vidas humanas, o Governo Federal também colabora com o auxílio a resgastes de animais. Até o meio-dia deste sábado, 18 de maio, mais de 12 mil animais foram resgatados e municípios afetados pelas enchentes de proporções trágicas no Rio Grande do Sul receberão, de forma sumária, apoio financeiro para o resgate e cuidado de animais.
A portaria publicada em edição extra no Diário Oficial da União na noite da sexta-feira, 17 de maio, pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), estabelece que, com a situação de emergência ou estado de calamidade pública declarada pelo estado afetado, serão destinados recursos com o objetivo de comprar insumos para animais de estimação domésticos no valor máximo por município estabelecido, conforme a faixa populacional.
Para municípios com até 50 mil habitantes serão destinados 45 mil reais; entre 50 e 100 mil pessoas receberão 90 mil reais, enquanto cidades com mais de 100 mil moradores serão beneficiadas com 180 mil reais.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explica a importância da ação no Rio Grande do Sul.
Sonora
"A primeira-dama Janja e o presidente Lula nos determinaram buscar uma solução legal no porque cuidar dos animais é cuidar da família, é cuidar do bem-estar, é cuidar da saúde pública. E nós estamos anunciando, em nome do Governo Federal, uma medida que vai garantir recursos financeiros, de forma sumária, para os municípios garantirem abrigos, alimentos e materiais de primeiras necessidades."
LOC.: Carla Sássi, médica veterinária, bombeira civil e coordenadora do Grupo de Resgate de Animais em Desastre, o Grad, mostrou-se satisfeita com a medida e conta que o grupo arrecadou 2 milhões de reais em doações. Ela disse que utilizará o recurso para fazer uma parceria com o governo do Rio Grande do Sul, para estruturar e assessorar os municípios mais atingidos, para que eles se organizem para fazer a manutenção desses animais a médio e longo prazos.
Para saber mais ações em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Petronilo Oliveira