Foto: Divulgação/SENAI GO
Foto: Divulgação/SENAI GO

Goiás conta com nove unidades móveis do SENAI e forma alunos em todo o estado

Segundo o diretor do SENAI da Vila Canaã, Claiton Cândido Vieira, maior procura é por cursos na área de alimentos, como panificação e confeitaria

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O estado de Goiás tem recebido a cada três meses cerca de 30 novos profissionais técnicos, todos formados por unidades móveis do Serviço Nacional de Indústria e Aprendizagem (SENAI). Hoje, nove unidades ofertam laboratórios com estrutura e equipamentos de ponta. São seis cursos à disposição da comunidade, entre eles soldagem, confeitaria e mecânica automotiva. As inscrições devem ser feitas na Escola SENAI Vila Canaã, em Goiânia.

As unidades móveis são instalações físicas, que possibilitam ao SENAI levar educação profissional com facilidade a municípios que não têm unidade fixa ou ficam afastados dos grandes centros. As estruturas itinerantes medem cerca de 34 m², têm sala de aula com ar-condicionado, laboratório e equipamentos tecnológicos. Ficam de um a três meses paradas em uma determinada região, dentro de uma indústria ou perto da prefeitura, por exemplo, de acordo com a demanda.

Segundo o diretor do SENAI da Vila Canaã, Claiton Cândido Vieira, atualmente a maior procura é por cursos na área de alimentos, como panificação e confeitaria.Segundo ele, duas das nove unidades que rodam atualmente são voltadas a esses cursos. “Hoje, onde não tem condição de colocar uma unidade fixa, para fazer um curso, por exemplo, de soldagem, com a unidade móvel consigo fazer esse atendimento e levar essa formação profissional em todos os lugares”, afirma.

Para o gestor, as unidades móveis são importantes para suprir as necessidades do mercado, da indústria, de forma rápida e qualificada. “Consigo atender mais pessoas, mais municípios, porque temos uma limitação física de unidade de formação. Hoje tenho 22  no estado de Goiás e, às vezes, são 300 quilômetros de uma unidade para outra. Nesse intervalo, consigo fazer atendimentos in company (dentro das empresas) ”, pondera.

Rômulo Wester da Silva, de 31 anos, fez o curso de aperfeiçoamento em soldagem. Ele já trabalhava na área há cerca de 10 anos e precisava atualizar e modernizar os conhecimentos. Morador de Davinópolis, município a cerca de 300 quilômetros da capital na divisa com Minas Gerais, Rômulo optou por fazer o curso na unidade móvel de Catalão, onde trabalha como soldador. “Nunca tinha feito curso em unidade móvel. Optei por ter mais experiência e estar aumentando meu conhecimento em solda. Sou soldador há 10 anos e já precisava desse conhecimento e também para poder ajudar no rendimento, no meu salário”, explica.

Se você é de Goiânia e ficou interessado em se matricular em algum curso, basta ligar no 4002-6213. Você que mora em outras cidades do estado, entre em contato pelo telefone 0800 642 1313 ou acesse o site www.senaigo.com.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.