GOIÂNIA (GO): Moradores da capital podem fazer denuncias de focos do Aedes pelo celular

Salvar imagem

REPÓRTER: Atenção, morador de Goiânia! Se você tem um celular Android, já pode ajudar a combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Desde a última terça-feira, o aplicativo “Goiânia Contra o Aedes” está disponível para a população. A ferramenta serve para que os moradores da capital denunciem lugares com possíveis focos do mosquito. E mais do que isso: depois de registrar o lugar infestado, você ainda pode acompanhar a denúncia. Se a ocorrência aparecer vermelha, no aplicativo, é porque o local ainda não foi limpo pelos agentes de combate ao mosquito. Se estiver amarela é porque a verificação está em andamento e, se estiver verde, é porque o foco foi removido. O aplicativo foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia. É importante lembrar que o jeito mais eficaz de se proteger contra todas as doenças transmitidas pelo mosquito é não deixar ele nascer, como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

 

SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

 

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

 

REPÓRTER: Mas a responsabilidade de combater o Aedes aegypti não é só dos moradores que têm acesso ao aplicativo. A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos, por semana, para acabar com os possíveis criadouros de dentro de casa. O aplicativo “Goiânia Contra o Aedes”, que já funciona em Androids, em breve também vai estar disponível para aparelhos IOS. Saiba mais sobre o mosquito na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br.

 

 Reportagem, Bruna Goularte

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.