LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, autorizou, nesta quarta-feira, 18 de outubro, o repasse de quase 12 milhões de reais a 10 cidades do Amazonas afetadas pela estiagem, a maior já registrada no estado.
Estão na lista os municípios de Caapiranga, Beruri, Manicoré, Coari, Nova Olinda do Norte, Boca do Acre, Tefé, Envira, Careiro e Barcelos.
Os recursos serão usados em ações de assistência humanitária. Para conferir o valor destinado a cada cidade, acesse http://mdr.gov.br .
O ministro Waldez Góes explica como os recursos podem ser aplicados.
TEC/SONORA: ministro Waldez Góes
"Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre”.
LOC: Outros planos de trabalho estão sendo apresentados pelos municípios do Amazonas em situação de emergência. A Defesa Civil Nacional está examinando os documentos em cárter prioritário, para aprovação e liberação de novos recursos no menor tempo possível.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriel Navajas