Data de publicação: 28 de Setembro de 2022, 19:33h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
Em Curitiba, no Paraná, um trabalho de auxílio mútuo entre hospitais é, desde 2019, um exemplo de boa prática em proteção e defesa civil. A ação envolve 26 hospitais. A ideia é que eles se integrem e estejam aptos a prestar auxílio rápido e eficaz em situações de emergência, como em casos de incêndio, alagamentos e chuvas intensas.
A ideia surgiu de um encontro entre a Defesa Civil de Curitiba e o Hospital São Vicente, depois que uma queda de granizo danificou o prédio da instituição.
Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba, conta como o plano de ajuda mútua foi criado.
“Depois daquele dia da chuva de granizo, foi verificada a necessidade de haver uma aproximação com a Defesa Civil. Eles vieram até nós e, em uma conversa, nós decidimos estruturar um Plano de Auxílio Mútuo dos Hospitais de Curitiba”, explica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro”
A iniciativa de Curitiba faz parte do Banco de Boas Práticas de Proteção e Defesa Civil, criado pela Defesa Civil Nacional. O banco traz cerca de 80 iniciativas de sucesso, que contribuem com estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de políticas públicas de auxílio à população.
As iniciativas são replicáveis por outros estados e municípios e abordam temas como Proteção e Defesa Civil, Defesa Civil na Escola, Iniciativas para as Comunidades, Gestão sistêmica, Mapeamento de Áreas de Risco, Monitoramento e Alerta, Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil e Planos de Contingência
Para saber mais sobre o Banco de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.