Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

Em Curitiba, plano de auxílio entre hospitais é exemplo de boas práticas em proteção e defesa civil

A ideia surgiu de um encontro entre a Defesa Civil de Curitiba e o Hospital São Vicente, depois que uma queda de granizo danificou o prédio da instituição

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE DESASTRES NATURAIS


Em Curitiba, no Paraná, um trabalho de auxílio mútuo entre hospitais é, desde 2019, um exemplo de boa prática em proteção e defesa civil. A ação envolve 26 hospitais. A ideia é que eles se integrem e estejam aptos a prestar auxílio rápido e eficaz em situações de emergência, como em casos de incêndio, alagamentos e chuvas intensas.

A ideia surgiu de um encontro entre a Defesa Civil de Curitiba e o Hospital São Vicente, depois que uma queda de granizo danificou o prédio da instituição.

Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba, conta como o plano de ajuda mútua foi criado.

“Depois daquele dia da chuva de granizo, foi verificada a necessidade de haver uma aproximação com a Defesa Civil. Eles vieram até nós e, em uma conversa, nós decidimos estruturar um Plano de Auxílio Mútuo dos Hospitais de Curitiba”, explica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro”

A iniciativa de Curitiba faz parte do Banco de Boas Práticas de Proteção e Defesa Civil, criado pela Defesa Civil Nacional. O banco traz cerca de 80 iniciativas de sucesso, que contribuem com estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de políticas públicas de auxílio à população. 

As iniciativas são replicáveis por outros estados e municípios e abordam temas como Proteção e Defesa Civil, Defesa Civil na Escola, Iniciativas para as Comunidades, Gestão sistêmica, Mapeamento de Áreas de Risco, Monitoramento e Alerta, Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil e Planos de Contingência

Para saber mais sobre o Banco de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.