Data de publicação: 28 de Outubro de 2022, 11:05h
LOC: O resgate e o abrigamento de animais no dia a dia da Defesa Civil foi tema de debate promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, nesta quinta-feira, 27 de outubro.
Uma das participantes foi Carla Sássi, que é médica veterinária, bombeira civil e coordenadora do Grad, o Grupo de Resgate de Animais em Desastres. Ela falou sobre a atuação da instituição, que é capacitada para resgatar e realocar diversas espécies de animais, desde gatos e cachorros até galinhas e vacas, além de animais silvestres.
TEC/SONORA: Carla Sássi
"O Grad, que é o Grupo de Resgate de Animais em Desastres, já trabalha há mais de dez anos no nosso País, sempre em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, todos os órgãos envolvidos nos cenários de desastres. Hoje a gente tem um trabalho desde a parte de prevenção, como orientar as famílias em relação aos seus animais caso aconteça algum problema; o forte mesmo do Grad que é no momento de desastre. A gente tem o trabalho no pós desastre, na resposta, um trabalho mais a longo prazo, em que a gente desenvolve algumas ações com as comunidades atingidas. Hoje o Grad tem 66 membros em 17 estados brasileiros".
LOC: Este é o quinto evento da série Bate-papo com a Defesa Civil. Nas próximas edições, serão debatidos planos municipais de redução de riscos, atendimento psicossocial em desastres e barragens contra fluxo de detritos. O sexto bate-papo está previsto para o dia 30 de novembro.
Para mais informações, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Sant'Anna