Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Eleições 2024: “irmão”, “irmã”, “pastor” e “pastora"; 469 candidatos com nomes religiosos são eleitos no 1° turno

Levantamento da Nexus aponta crescimento de 6% em relação a 2020; termos ligados à religião evangélica predominam entre eleitos


Foram eleitos 469 candidatos com identidades religiosas no nome de urna para vereador e prefeito em 1° turno neste domingo (6), o equivalente a 0,74% dos candidatos. O número representa um aumento de 6% em relação a 2020, quando foram eleitos 442, o equivalente a 0,69% do total de candidatos. O levantamento exclusivo foi elaborado pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coletados às 12h.

No período de 2000, quando 287 foram eleitos, até 2024, o crescimento foi de 63%. Nesses 24 anos, o recorde de religiosos vitoriosos nas eleições municipais foi em 2016, com 485 eleitos, o equivalente a 0,76% das candidaturas. 

Entre os religiosos eleitos, os termos mais recorrentes são ligados à religião evangélica. Somadas, as expressões “irmão”, “irmã”, “pastor” e “pastora” representam 91,2% do grupo.

Os partidos com mais religiosos eleitos no primeiro turno são PP e PSD, em primeiro lugar, com 51 cada; seguidos pelo MDB, com 50 vitoriosos.

Candidaturas religiosas

Entre 2000 e 2024, o número de candidaturas com identidade religiosa nas eleições municipais cresceu 225%, passando de 2.215 para 7.260. No mesmo período, o número de candidaturas em geral subiu 14%, de 399.330 para 454.689. O levantamento mostra que o ritmo de crescimento de candidaturas com identidade religiosa é 16 vezes mais que o ritmo de crescimento do total de candidaturas nas eleições municipais. 

No levantamento da Nexus foram utilizados filtros de religiões evangélicas, católicas e de matriz africana para identificar esse vínculo. As palavras foram: pai, mãe, pastor, pastora, pr., missionário, missionária, bispo, bispa, apóstolo, apóstola, reverendo, irmão, irmã, ir., padre, abençoado, abençoada, babalorixá, ialorixá, ministro, ministra, Ogum, Exú, Iansã, Yansã, Iemanjá, Obaluaê, Oxalá, Omulu, Oxóssi, Oxum, Oxumaré e Xangô.

Consulte os resultados do 1º turno das Eleições Municipais aqui.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

No último domingo, 469 candidatos com identidades religiosas no nome de urna foram eleitos para vereador e prefeito no primeiro turno das eleições municipais. O número reflete um aumento de 6% em comparação a 2020, quando 442 candidatos religiosos venceram. 

O levantamento, realizado pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, utilizou dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Entre os religiosos eleitos, os termos mais recorrentes são ligados à religião evangélica. Somadas, as expressões “irmão”, “irmã”, “pastor” e “pastora” representam 91% do grupo.

Os partidos com mais religiosos eleitos no primeiro turno são PP e PSD, em primeiro lugar, com 51 cada; seguidos pelo MDB, com 50 vitoriosos.

Entre 2000 e 2024, o número de candidaturas com identidade religiosa nas eleições municipais cresceu 225%, passando de 2,2 mil (DUAS MIL E DUZENTAS) para 7,2 mil (SETE MIL E DUZENTAS). 

O levantamento mostra que o ritmo de crescimento de candidaturas com identidade religiosa é 16 vezes maior que o ritmo de crescimento do total de candidaturas nas eleições municipais.