LOC.: Três candidatos à Presidência da República estiveram presentes nesta terça-feira (30) em evento promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, a Unecs, para debater propostas relacionadas ao setor. Participaram do debate Ciro Gomes, do PDT, Jair Bolsonaro, do PL, e Soraya Thronicke, do União Brasil. Os candidatos Lula, do PT, e Simone Tebet do MDB, alegaram incompatibilidade de agenda e não compareceram.
O primeiro a discursar foi Ciro Gomes. O candidato enfatizou que, se eleito, vai buscar um sistema tributário mais eficiente, já que o atual, segundo Ciro, tem excesso de tributos.
TEC.SONORA: Ciro Gomes
“Minha ideia é propor uma reforma tributária que simplifique a tributação com IVA, deslocar a tributação dos pobres, da classe média e do empreendedorismo, especialmente do comércio, para a propriedade e para as fortunas dos super ricos no Brasil, que não pagam imposto.”
LOC.: Entre outras propostas, o candidato do PDT destacou a reestruturação das dívidas dos estados e a criação de novo código brasileiro de trabalho ainda no primeiro semestre de governo.
Após Ciro Gomes, foi a vez do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Perguntado sobre como pretende estimular a competitividade das empresas e melhorar o ambiente de negócios no Brasil, Bolsonaro se colocou à disposição de empresários para negociação de normas regulatórias.
TEC./SONORA: Jair Bolsonaro.
“Milhares delas foram revogadas. Isso poupa a burocracia por parte de vocês. Tenho falado com o Paulo Guedes para continuar com essa batida. Estamos sempre dispostos a negociar a retirada de normas regulatórias.”
LOC.: Sobre a geração de empregos, o presidente destacou a Carteira Verde Amarela, tentativa do governo federal de baratear as contratações de funcionários para as empresas, a partir da redução de encargos.
Bolsonaro afirmou ainda que pretende reduzir a máquina pública por meio da redução de concursos e zerar o IPI como forma de reindustrializar o país.
Por fim, subiu ao palco a candidata do União Brasil, Soraya Thronicke. Durante o discurso, Thronicke chamou atenção para a importância da economia para o desenvolvimento nacional e destacou que pretende substituir 11 impostos federais em um só, o Imposto Único Federal.
Segundo Soraya, a ideia central do seu governo será desburocratizar os atuais sistemas estruturais brasileiros. A candidata destacou ainda que pretende isentar da cobrança de imposto de renda e do INSS para quem ganha até cinco salários mínimos.
TEC./SONORA: Soraya Thronicke.
“A nossa proposta é a reforma tributária, com um imposto só. Imposto este que será cobrado por meio da movimentação financeira, depósito e saque, com a alíquota de 1,26%.”
LOC.: Criada em novembro de 2014, a Unecs tem como finalidade defender os interesses dos setores do comércio e de serviços no Brasil. Atualmente, é formada por oito organizações brasileiras do setor.