
LOC.: A previsão do clima no Brasil para os próximos dias indica maior probabilidade de chuva abaixo da faixa entre o Leste, Centro e faixa Norte do país. A maior probabilidade aparece em alguns pontos dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. A meteorologista Andrea Ramos, do instituto, diz que o El Niño vai atuar ao logo desta semana, com previsão de se estender até janeiro de 2024.
Andrea aponta que o calor em algumas regiões também está associado ao fenômeno climático e que isso pode ter impacto direto na agricultura.
TEC./SONORA: Andrea Ramos meteorologista do Inmet
“O El Niño tem dois sinais muito bem marcantes aqui no Brasil. Ele diminui as chuvas ali na parte norte do país, que envolve a região Norte e uma parte da região Nordeste, e aumenta as chuvas na região Sul. As frentes frias que também atuam, comum na Primavera, aumentam a intensidade e frequência desses eventos que proporcionam chuvas ali, na região Sul, enquanto que na parte Centro e Norte ele está favorecendo calor, justamente pela influência dele e isso vai ter impacto direto na questão da agricultura”
LOC.: Pela sensibilidade da agricultura às variações climáticas, a meteorologista diz que é essencial compreender como o El Niño pode alterar as condições climáticas e, consequentemente, impactar na produção agrícola brasileira.
TEC./SONORA: meteorologista inmet andrea ramos
"O impacto dele vai estar relacionado justamente nessa questão de diminuição de chuvas, aí tem a questão da umidade de solo, que o solo fica seco, tem a questão do aumento da severidade das doenças em plantas, então tem todo um cuidado especial"
LOC.: O Inmet aponta para possíveis "perdas significativas de produtividade" em áreas do Matopiba - região que formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - por conta de redução dos níveis de água no solo.
Durante a semana, as temperaturas máximas ainda continuarão altas em grande parte do país, com valores maiores que 30°C e que poderão ultrapassar 40°C, especialmente em áreas do Centro-Oeste e sul da região Norte. Já na região Sul, se aproxima uma alta, de um anticiclone, que vai favorecer a queda de temperaturas.
Reportagem, Lívia Azevedo