REPÓRTER: Os comerciantes brasileiros não tiveram bons resultados nas vendas do comércio no começo de ano. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, as vendas do comércio varejista tiveram queda de 0,7 por cento em janeiro, na comparação com dezembro de 2016. Em relação à janeiro do ano passado, o recuo foi ainda mais acentuado: de sete por cento. A gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Isabella Nunes, explica a queda no índice.
SONORA: Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE
“Em relação a janeiro de 2016, a queda de menos sete já é a 22ª queda consecutiva, trazendo o varejo para uma situação de trajetória de queda, confirmando e evidenciando essa trajetória de queda. E nessa comparação em relação a janeiro, o principal impacto veio do recuo de hipermercados, fruto de uma redução de renda real que já vem sendo observada desde o início de 2015”.
REPÓRTER: Ainda na comparação de janeiro deste ano com janeiro do ano passado, o IBGE observou que que o volume de vendas caiu em 24 estados brasileiros. Alagoas e Santa Catarina foram os únicos dois estados que tiveram aumento nas vendas, enquanto que o Rio Grande do Sul mostrou estabilidade.
Reportagem, Bruna Goularte