REPÓRTER: O presidente Michel Temer criticou, nesta quarta-feira, o “relativo isolamento” da política externa brasileira durante os últimos governos. Enquanto abria a reunião do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Palácio do Planalto, Temer disse que a melhora da situação do Brasil no comércio exterior será fundamental para a retomada do crescimento e para a geração de novos empregos.
SONORA: Michel Temer, Presidente da República
“É preciso dedicar mais esforços a acordos com parceiros selecionados. Precisamos romper o relativo isolamento externo dos últimos anos. Negociamos poucos acordos, insuficientes em número e em impacto efetivo sobre nosso intercâmbio com o resto do mundo.”
REPÓRTER: O presidente da República disse que é preciso reverter a redução das exportações brasileiras para países da América Latina. Segundo ele, outra necessidade é acelerar as negociações entre o Mercosul e a União Européia.
SONORA: Michel Temer, Presidente da República
“No Mercosul, estamos retomando o caminho da normalidade. Precisamos de um Mercosul ágil e moderno, que sirva de plataforma para que atuemos fortalecidos no cenário internacional. Isso exige um enfrentamento de muitas questões.”
REPÓRTER: Temer também disse que por meio de uma política “eficiente” que passe pela “redução do chamado custo Brasil”, o país pode melhorar a atual posição de 25º maior exportador do mundo.
Reportagem, João Paulo Machado