ECONOMIA: Construção civil cortou 30 mil empregos de agosto para setembro, diz MTE

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O número de pessoas empregadas no setor da construção civil diminuiu 1,14 por cento de agosto para setembro. Isso significa que 30 mil 823 trabalhadores perderam o emprego na área. No acumulado do ano até setembro, cerca de 225 mil vagas foram suprimidas. Em 12 meses, esse número chegou a 460 mil. A informações são do Ministério do Trabalho e do Emprego e se referem à pesquisa do Sindicado da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, feita com a Fundação Getúlio Vargas.
 
De acordo com o levantamento, o setor da construção civil está reduzindo as contratações há dois anos. Nesse período, já cortou cerca de 900 mil postos de trabalho. Em 2016, a estimativa é de que 500 mil demissões sejam feitas no setor.
 
Os maiores cortes de emprego aconteceram nas empresas de obras de acabamento e imobiliário. Nos nove primeiro meses do ano, o segmento imobiliário diminuiu 17,76 por cento enquanto que as empresas que lidam com a preparação de terreno tiveram cortes de 14,92 por cento. A região Sudeste foi a que teve um recuo mais expressivo, de 1,36 por cento, seguida pela região Nordeste.

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.