Diretor do SESI/SENAI Benedito Bentes fala sobre experiência com Novo Ensino Médio (1)

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e prevê o ensino através de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Olá, meu nome é Paulo Henrique Gomes e hoje nós vamos falar sobre o Novo Ensino Médio. Alagoas foi um dos cinco estados escolhidos pelos Departamentos Nacionais do SESI e do SENAI para fazer parte do projeto-piloto de implantação da nova metodologia de ensino desde o ano passado. No estado, uma turma de 40 alunos cursou o primeiro ano do ensino médio em paralelo ao curso técnico de eletrotécnica em Maceió.

Acesse o segundo bloco desta entrevista

Para falar sobre a experiência dos alunos alagoanos com o Novo Ensino Médio, hoje vamos conversar com o diretor da escola SESI/SENAI Benedito Bentes, Carlos Abreu.

Para começar, explica para o nosso ouvinte a principal diferença do Novo Ensino Médio para o método utilizado atualmente na maioria das escolas do país.

“Ele não trabalha por disciplina, ele trabalha por área do conhecimento. São cinco áreas de conhecimento, quatro da educação básica, no caso matemática, linguagens, que você engloba português, educação física, inglês e espanhol, e ciências da natureza, que vem química, física e biologia. Eles trabalham juntos. E ciências humanas que é história, geografia, filosofia e sociologia. E uma quinta área do conhecimento, que é o itinerário de formação profissional, que no caso da gente é eletrotécnica.”

Quais são os principais benefícios que os alunos têm com o Novo Ensino Médio?

“Os pais, eles colocam seus filhos nas escolas e eles trabalham por disciplina, eles trabalham com um professor por disciplina. Com a avaliação sendo algo no final do bimestre ou do trimestre. E aí ele chega para a gente trabalhando por área do conhecimento, trabalhando uma avaliação processual. E o currículo do ensino médio é articulado e integrado com o currículo do ensino técnico.”

Os alunos da unidade terão mais opções de curso técnico a partir deste ano?

“A gente está implementando agora, para 2019, uma outra turma, só que em um outro curso técnico. O ano passado foi eletrotécnica, esse ano vai ser um curso de redes de computador. O (curso de) eletrotécnica vai para o segundo ano, e agora a gente vai começar o primeiro ano com o curso de redes de computador também.”

Muito bem! Nós vamos para um pequeno intervalo e em breve a gente volta com o segundo bloco da entrevista com o diretor da escola SESI/SENAI Benedito Bentes, Carlos Abreu. Não saia daí e até já!

Receba nossos conteúdos em primeira mão.