LOC.: A morte neste domingo (8) de Carlos Roberto Oliveira, o “Roberto Dinamite”, aos 68 anos, no Rio Janeiro, comoveu o Brasil e, sobretudo, o mundo do futebol. O camisa 10 cruzmaltino não resistiu a um câncer agressivo que o debilitou nos últimos meses. “Dinamite”, apelido que o consagrou em virtude da sua força explosiva dentro das áreas adversárias, era reconhecido como um atleta exemplar, dentro ou fora dos gramados. Foi inclusive eleito presidente do Vasco da Gama, em 2008, sendo reeleito em 2011.
Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Vasco da Gama, de todos os tempos, onde marcou 787 gols, como profissional. É também o jogador que mais vestiu a camisa do “gigante da colina”: 1110 vezes. Ele mantém ainda o posto de recordista de gols pelos campeonatos brasileiros, na primeira divisão, onde balançou as redes por 190 vezes. Também é o artilheiro dos campeonatos cariocas, com 284 gols.
Fãs do craque vascaíno manifestaram a perda do ídolo. Um deles o servidor público, Rafael Secunho, desde os seis anos admirador de Roberto Dinamite. Ele lembra o encontro com o herói no estádio São Januário.
TEC/SONORA: Servidor público Rafael Secunho
“Roberto Dinamite, eu assisti ele jogando, posso dizer que os últimos 5, 6 anos da carreira dele, ainda tive chance de acompanhar diversos gols de falta, todo o brilhantismo de um artilheiro nato. É o maior ídolo, a maior referência do Vasco da Gama como centroavante e goleador. Hoje é um dia muito triste para todos os vascaínos que perderam seu maior ídolo e também para quem é fã do futebol”.
LOC.: Baiano de Uibaí, sertão baiano, na região de Irecê, o servidor público, Sandro Machado Levi, 44 anos, hoje morando em Brasília, aprendeu a gostar do Vasco ouvindo o rádio. Admite que sentiu a perda do maior herói do time criado por imigrantes portugueses, o camisa dez Roberto Dinamite. Compara o ídolo a outro gigante do futebol, Zico do Flamengo, e recorda as marcas imbatíveis do cruzmaltino dentro do campo.
TEC/SONORA: Servidor público Sandro Machado
“Para falar de Vasco da Gama, reportasse ao Roberto Dinamite. Roberto Dinamite tal qual o Zico no Flamengo é nossa maior referência dentro do Clube Regatas Vasco da Gama. Foi o maior artilheiro do campeonato brasileiro até hoje, salvo engano com 180 gols e também no carioca, são marcas que não foram batidas até hoje, então para nós foi uma grande perda”.
LOC.: Em nota oficial divulgada na manhã deste domingo, o Clube de Regatas Vasco da Gama comunicou a morte do seu maior representante, lembrando toda a sua trajetória esportiva e dedicação ao time carioca. A direção do Vasco ressalta que o Dinamite chegou a jogar pelo Barcelona, da Espanha, mas que retornara ao seu time do coração apenas três meses depois.