LOC: O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) aderiu à venda digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Agora, os donos de veículos de Goiás contam com mais facilidade na transação comercial de automóveis. A mudança elimina a necessidade de reconhecer firma em cartório ou assinar contrato em papel. Com o aplicativo, basta a assinatura digital do governo federal e a biometria facial.
Iniciativa como essa, na visão do José Roberto Bernardo da Silva, Administrador de empresas Águas Car, Transporte particular, é importante porque agiliza processos no departamento do Detran, como o procedimento de renovação de habilitação.
TEC./SONORA: José Roberto Bernardo da Silva Administrador de empresas Águas Car, Transporte particular.
“Pra mim é uma excelente iniciativa que o departamento de trânsito teve. É bastante pessoal porque antigamente quando ia se renovar uma habilitação, era mais ou menos um prazo de 40 à 45 dias para tá com ela em mãos. Recentemente, eu renovei a minha habilitação e adquiri o aplicativo depois de ter feito todo o trâmite de renovação em 45 minutos eu estava com ela renovada no meu celular no aplicativo,” afirma.
LOC: O aplicativo acabou com todos os trâmites do comprador e do vendedor, nesse processo de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), quando é registrada a intenção de venda e a comunicação da venda no Detran-GO de jurisdição. Esta assinatura é realizada na Carteira Digital de Trânsito (CDT), com o selo prata ou ouro.
Neste cenário não é mais exigido o reconhecimento de firma como era tradicionalmente feito no cartório. Agora ambos assinam a venda digital via biometria com certificação digital ou via no DetranGO.GOV.BR .
Reportagem, Johnson Nascimento