Data de publicação: 08 de Novembro de 2021, 17:04h, atualizado em 08 de Novembro de 2021, 19:52h
LOC.: O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em nove cidades da Região Sul atingidas por desastres naturais. Todos registraram fortes chuvas, em alguns casos acompanhados por vendavais ou queda de granizo. Seis municípios estão no Paraná. Alvorada do Sul, Foz do Iguaçu e Terra Rica registraram vendavais. Já Farol, Ourizona e Rondon passaram por queda de granizo.
A Defesa Civil Nacional enviou ao estado duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, para fornecer ajuda às cidades afetadas pelas fortes chuvas, que aconteceram nos dias 22 a 24 de outubro.
Ainda na região Sul, outras três cidades obtiveram o reconhecimento federal. No Rio Grande do Sul, Pedras Altas foi vítima de chuvas intensas e Faxinalzinho registrou queda de granizo. E em Santa Catarina, Ouro Verde também registrou granizo.
O reconhecimento federal da situação de emergência permite que os gestores municipais peçam auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atender a população atingida e reconstruir infraestrutura pública danificada. Quem explica é o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil
"O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda."
LOC.: As solicitações de recursos para ações de Defesa Civil devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberta Camargo