Data de publicação: 01 de Junho de 2023, 19:15h, atualizado em 01 de Junho de 2023, 19:16h
LOC: A Defesa Civil Nacional promoveu nesta quinta-feira, primeiro de junho, reunião técnica de preparação para o período chuvoso na região Nordeste do País, que vai de junho a setembro. Participaram os órgãos federais que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O encontro teve como foco os prognósticos meteorológicos e geo-hidrológicos para a região, além de alinhar a estratégia de ação conjunta no enfrentamento a possíveis desastres, para que estados e municípios possam comunicar e atender a população de forma coordenada.
Leno Queiroz, coordenador-geral de gerenciamento de riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, destacou a importância da reunião.
TEC/SONORA: Leno Queiroz
“Nós convidamos os órgãos do Governo Federal que têm atuação na possibilidade de um desastre para que eles possam se preparar, caso seja necessária uma atuação. Da parte de preparação, ela é importante porque a gente consegue enxergar quais são as atuações daquele órgão. A gente consegue fazer com que eles atuem de forma conjunta e a gente evita a sobreposição de esforços, atuando de forma melhor, para que a gente possa atingir os objetivos, que é atender melhor a população”
LOC: Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, os acumulados de chuva podem ultrapassar, na segunda semana de junho, 80 milímetros em áreas do litoral leste do Nordeste.
Para mais informações sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriel Navajas