Foto: Divulgação/MIDR
Foto: Divulgação/MIDR

Defesa Civil Nacional promove reunião técnica de preparação para o período chuvoso no Nordeste

Encontro alinhou, com agentes federais, a estratégia de enfrentamento a possíveis desastres na região


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promoveu, nesta quinta-feira (1), uma reunião técnica de preparação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para o período chuvoso no Nordeste do País, previsto para ocorrer de junho a agosto. O encontro virtual teve como foco os prognósticos meteorológicos e geo-hidrológicos para a região.

A reunião alinhou a estratégia de ação conjunta no enfrentamento a possíveis desastres, além de qualificar informações em relação aos riscos, para que estados e municípios possam comunicar e atender a população de forma coordenada.

“Nós comunicamos os órgãos do Governo Federal que têm atuação em casos de desastres para que eles possam se preparar, se for necessário. A reunião é importante, porque a gente consegue enxergar quais são as atuações dos diversos órgãos”, destacou coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Riscos e Desastres (Cenad), Leno Queiroz. “Conseguimos fazer com que eles atuem de forma conjunta, para que possamos atingir os objetivos, que é atender melhor a população”, completou.

As previsões foram apresentadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Os acumulados de chuva podem ultrapassar, na segunda semana de junho, 80 milímetros em áreas do litoral da costa leste do Nordeste, de acordo com o Inmet.

Recomendações

É importante que a população esteja cadastrada no sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, por meio do SMS. Para receber as informações em seu celular, o usuário deve enviar uma mensagem de texto para o número 40199, indicando o CEP da sua residência.

Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

O serviço de alertas também está disponível pelos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, além de busca no Google ou Google Maps e TV por assinatura.

Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional e do Instituto Nacional de Meteorologia.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A Defesa Civil Nacional promoveu nesta quinta-feira, primeiro de junho, reunião técnica de preparação para o período chuvoso na região Nordeste do País, que vai de junho a setembro. Participaram os órgãos federais que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O encontro  teve como foco os prognósticos meteorológicos e geo-hidrológicos para a região, além de alinhar a estratégia de ação conjunta no enfrentamento a possíveis desastres, para que estados e municípios possam comunicar e atender a população de forma coordenada.

Leno Queiroz, coordenador-geral de gerenciamento de riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, destacou a importância da reunião.

TEC/SONORA: Leno Queiroz

“Nós convidamos os órgãos do Governo Federal que têm atuação na possibilidade de um desastre para que eles possam se preparar, caso seja necessária uma atuação. Da parte de preparação, ela é importante porque a gente consegue enxergar quais são as atuações daquele órgão. A gente consegue fazer com que eles atuem de forma conjunta e a gente evita a sobreposição de esforços, atuando de forma melhor, para que a gente possa atingir os objetivos, que é atender melhor a população”

LOC: Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, os acumulados de chuva podem ultrapassar, na segunda semana de junho, 80 milímetros em áreas do litoral leste do Nordeste.

Para mais informações sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Gabriel Navajas