Data de publicação: 23 de Setembro de 2022, 20:39h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
A Defesa Civil Nacional participou do exercício geral de resposta integrada a emergência na Fábrica de Combustível Nuclear da Indústrias Nucleares do Brasil, localizada em Resende, no Rio de Janeiro.
Um dos objetivos da ação foi avaliar o sistema de pronta resposta durante uma situação de emergência.
Cerca de 200 pessoas participaram da simulação. Ana Flávia Rodrigues Freire, coordenadora de Preparação da Defesa Civil Nacional, explica a importância do simulado.
“O exercício simula uma situação real de emergência nuclear. Com essa simulação, um dos objetivos, também, é identificar áreas que precisem de aprimoramento e identificar boas práticas que possam ser compartilhadas por diferentes órgãos.”
A supervisão do simulado foi feita pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, o Sipron.
A FCN é um conjunto de unidades industriais dedicadas ao processamento de quatro etapas do ciclo do combustível nuclear: o enriquecimento isotópico de urânio, a reconversão, a produção de pastilhas e a montagem dos elementos combustíveis que abastecem os reatores das usinas nucleares de Angra I e II.