Data de publicação: 30 de Setembro de 2022, 16:31h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
Para entender os processos de formação dos eventos geo-hidrológicos que ocorrem nas diferentes regiões do Brasil, interpretar os boletins, alertas, relatórios e demais produtos fornecidos pelos órgãos competentes, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, disponibiliza o curso aspectos técnicos dos extremos geo-hidrológicos no país e as diferenças regionais. A capacitação é realizada em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden.
O curso é voltado a agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil de todo o País, além do público geral interessado. As atividades são on-line, a distância, totalmente gratuitas e podem ser acessadas em mdr.gov.br.
Karine Lopes, diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica um pouco mais sobre o curso.
"Os cursos vão da teoria à prática da concepção de alerta. Tratam da importância do monitoramento, da gestão local de risco e desastres e trazem aspectos geo-hidrológicos do país e as diferenças regionais. Nesse curso, o público-alvo são os agentes de proteção e defesa civil. Os cursos são em EAD, gratuitos e certificados pela Escola Virtual de Governo. Acreditamos que o conhecimento salva vidas. Todos podemos nos preparar para possíveis ocorrências. Defesa Civil somos todos nós”
O curso tem duração de 60 horas e está dividido em oito módulos: O Ciclo Hidrológico e seus Impactos nas Cidades; Componentes de Tempo e Clima; Extremos Geo-Hidrológicos; A Dinâmica das Bacias Hidrográficas; Previsão de Eventos Hidrológicos; Processos de Movimentos de Massa; e Limiares e Diferenças Regionais dos Eventos Geo-Hidrológicos.
Para mais informações, acesse mdr.gov.br.