Data de publicação: 30 de Setembro de 2022, 13:35h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
Para ensinar os fundamentos de um sistema de monitoramento e alerta e sua importância para o planejamento de ações preventivas de proteção e defesa civil, o Ministério do Desenvolvimento Regional disponibiliza o curso Sistemas de monitoramento e alerta como suporte à gestão local de riscos e desastres. A atividade é realiza em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden.
A capacitação é voltada a agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil de todo o País, além do público geral interessado. O curso é on-line, a distância, totalmente gratuito e pode ser acessado em mdr.gov.br.
Karine Lopes, diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica mais sobre o curso.
"Os cursos vão da teoria à prática da concepção de alerta. Nesse curso, o público-alvo são os agentes de proteção e defesa civil. Os cursos são em EAD, gratuitos e certificados pela Escola Virtual de Governo. Acreditamos que o conhecimento salva vidas. Todos podemos nos preparar para possíveis ocorrências. Defesa Civil somos todos nós”
O curso tem duração de 30 horas e está dividido em quatro módulos: Fundamentos de Sistemas de Monitoramento e Alerta de Desastres; Sistema Nacional de Informações sobre Desastres; Instrumentos de Gestão de Riscos de Desastres na Escala Local e Sistemas de Monitoramento e Alerta e Abordagens Participativas para o Fortalecimento de Sistemas de Monitoramento e Alerta de Desastres.
Para mais informações, acesse mdr.gov.br.