Data de publicação: 25 de Maio de 2023, 19:41h
LOC: A construção de um sistema que envolva toda a sociedade na prevenção de ocorrências de desastres foi tema de debate promovido nesta quinta-feira, 25 de maio, pela Defesa Civil Nacional.
O evento abordou a construção de um mapeamento participativo efetivo e a importância do trabalho social para envolver a população nesse processo.
Keila Ferreira, coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência Brasil do Iclei, destacou a importância do apoio da população na prevenção de desastres.
TEC/SONORA: Keila Ferreira
“A ideia desse tipo de mapeamento tem a base no olhar da população que está naquela área, trabalhar esse olhar. Ele tem uma base cartográfica. Precisa de um mapa mais técnico, por meio de uma cartografia, que vai ser delimitada no território. A gente vai conversando com a população e trazendo o olhar da população”
LOC: Michele Zanini, secretária de Segurança Cidadã da cidade de Francisco Morato, em São Paulo, ressaltou a importância do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil formado no município para a atuação em desastres.
TEC/SONORA: Michele Zanini
“O núcleo é uma importante ferramenta. Ele foi pensado para colocar a comunidade em contato não só com a defesa civil, mas com outras secretarias, como a de meio ambiente, infraestrutura e assistência social, para uma discussão bastante ampla, mas no sentido de compartilhamento de saberes”
LOC: Este foi o décimo segundo evento da série Bate-papo com a Defesa Civil. Nas próximas edições, serão debatidos temas como a Interface de Divulgação de Alertas Públicos e sua contribuição para os municípios; o gerenciamento de abrigos temporários e ações de prevenção e assistência às vítimas.
Para ver a íntegra do debate, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes