
Voltar
LOC: Você que mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, atenção! A Defesa Civil Nacional alerta para uma nova frente fria a partir desta quarta-feira, 17 de agosto, até o próximo sábado, dia 20.
Segundo dados do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, a chegada de uma frente fria vai derrubar as temperaturas e provocar chuvas intensas, ventos fortes e possível queda de granizo em parte da Região Sul e nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a temperatura pode cair cerca de dez graus até o fim da quarta-feira.
Na quinta-feira, a frente fria avança pelos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Rondônia, Goiás e Minas Gerais, ocasionando chuvas intensas e rajadas de vento.
De sexta para sábado, pode nevar nas serras gaúcha e catarinense, no planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul.
Ao longo da sexta-feira, devem ocorrer geadas em boa parte do Rio Grande do Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e no Centro-Oeste do Paraná e Santa Catarina.
No sábado, a previsão é de geada em partes do Mato Grosso do Sul, na divisa entre São Paulo e Paraná e no Sul do Brasil. O frio também deverá chegar ao sul de Goiás e de Minas Gerais e ao Rio de Janeiro.
A frente fria deve perder força no domingo, dia 21.
Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Centro Nacional de Riscos e Desastres, o Cenad, destaca os principais cuidados que a população precisa adotar com relação à onda de frio.
TEC/SONORA: Tiago Molina Schnorr
"As recomendações (para esses eventos que são mais súbitos, ou seja, mais rápidos – RETIRAR) são ficar atento a qualquer sinal de risco na sua localidade, no seu bairro, relacionado tanto à questão de aumento de chuvas, aumento dos níveis dos rios próximos ao seu bairro e também a qualquer indício de deslizamentos ou problemas que podem afetar a sua residência. O segundo momento de risco é relacionado às baixas temperaturas que são esperadas no país nos próximos dias (tanto na Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até em partes da região norte - RETIRAR). As principais dicas são procurar um local aquecido, utilizar roupas quentes, proteger pessoas mais vulneráveis."
LOC: Para mais informações, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Sant'Anna.