Data de publicação: 26 de Maio de 2022, 19:51h, atualizado em 26 de Maio de 2022, 19:58h
A Defesa Civil Nacional promoveu nesta quinta-feira, 26 de maio, um debate para divulgar o Caderno Técnico de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, o GIRD+10.
Com foco em ferramentas voltadas à redução de ocorrências de desastres no Brasil, o material, digital e gratuito, traz textos, podcasts, documentos, animações, web stories e entrevistas com alguns dos maiores especialistas em gestão de riscos de desastres do País.
Reinaldo Estelles, coordenador-geral do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, destacou o público-alvo do caderno.
SONORA REINALDO ESTELLES
“É um trabalho fundamentalmente voltado para os gestores municipais, apesar de qualquer cidadão também ter acesso, mas, ainda assim, ele tem um cunho muito voltado para a administração municipal, para as defesas civis municipais.”
LOC: Entre os convidados do webinar, estava Amanda Silveira Carbone, coordenadora de projetos e consultora ambiental do Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável, o Siades, instituto que ajudou na produção do caderno.
No evento, ela destacou a importância das soluções baseadas na natureza para a redução de riscos de desastres.
SONORA AMANDA CARBONE
“Quando a gente fala em redução de riscos e utilizar os ecossistemas para isso, a gente está falando de redução dos riscos de inundações, de estabilização de morros e encostas. Então é uma função importante.”
LOC: O Caderno GIRD+10 está disponível no site e no canal do MDR no Youtube.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim