REPÓRTER: O servidor público Gilberto Chaves já procurou a justiça para negociar suas pendências com o IPTU. Por meio da conciliação, ele conseguiu descontos e ainda pode aumentar o número de prestações relacionadas à sua divida, como ressalta Gilberto Chaves.
SONORA: O servidor público Gilberto Chaves Alho
“Eu estava totalmente inadimplente, então eu vim para cá para conciliação. Olha além dos descontos, o número de prestação é maior e todas as negociações eu consegui incluir no meu orçamento. É muito mais fácil por aqui. Eu sou muito bem atendido.”
REPÓRTER: Teve inicio nesta segunda – feira, dia 23 e segue até o dia 27, sexta- feriaa Semana Nacional de Conciliação. O Tribunal de Justiça está mobilizado em resolver todos os processos possíveis que exista a possibilidade de acordos entre as partes, como desta a coordenadora do Macrodesafio das Execuções Fiscais do CNJ no Pará, juíza Kédima Lyra, titular da 1ª Vara de Execução Fiscal de Belém.
SONORA: Juíza Kédima Lyra.
“O Tribunal de Justiça do estado do Pará, também está mobilizado e os juízes selecionaram os processos em que há a possibilidade de acordos, as partes foram já intimidadas em sua grande maioria pra semana nacional de conciliação”
REPÓRTER: No Pará, segundo dados fornecidos pela coordenadoria de estatística do TJPA, para o período da Semana Nacional de Conciliação foram agendadas 9.471 audiências com 9.238 processos inscritos e participação de 179 colaboradores, 279 conciliadores e 574 servidores do Poder Judiciário. A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, destaca o vice-presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
SONORA: Vice Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes tem que estar presente nas audiências despidas de qualquer sentimento, afim de que a conciliação se efetive, se efetivando ganha todo mundo, ganhas as partes, ganha o poder judiciário com menos processo”.
REPÓRTER: Quando uma empresa ou órgão público está envolvido em muitos processos, o tribunal é orientado a fazer uma audiência prévia para sensibilizar a empresa/órgão a trazer ao mutirão boas propostas de acordo. O vice-presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes, ressalta os benefícios econômicos conseguidos com as conciliações.
SONORA: Vice Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
“Quando um processo vai a um termo, se encerra todo um processo, encerra a maquina burocrática em relação a isso, então o papel, funcionários, luz , enfim, todo esse aspecto ele , o tribunal ganha, o tribunal economiza, e o mais importante da semana nacional de conciliação, que foi um ato inteligente do conselho nacional de justiça, incentivando essa pratica em todos os tribunais é exatamente essa, é uma solução mais democrática, mais célere as pessoas que pretendem conciliar”.
REPÓRTER: A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.
Reportagem, Storni Jr.