Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

Com investimento de R$ 22,7 milhões, MDR apoia construção de ponte no Rio Grande do Sul

Estrutura vai ligar as cidades de Campinas do Sul e Ronda Alta e tem potencial de beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai investir cerca de R$ 22,7 milhões na construção da ponte sobre o lago da barragem do Rio Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. As obras começaram no fim da última semana e têm previsão de conclusão em 2024.

A ponte vai ligar os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta e tem potencial de beneficiar direta e indiretamente cerca de 130 cidades, com uma população estimada em 1,5 milhão de habitantes.

A ponte entre os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta é esperada há 50 anos pela população. A estrutura que existia anteriormente ficou submersa com a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo, inaugurada em 1973. O lago existente no local separou duas regiões, deixando-as dependente de uma balsa ou aumentando o tempo do trajeto por via terrestre.

“Esta obra é exemplo de uma iniciativa de desenvolvimento regional. Porque une duas regiões, diminui o custo e o tempo de deslocamento das pessoas para ir a consultas médicas ou para estudar em outras cidades, por exemplo”, apontou o secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz, que representou o Governo Federal no evento de início das obras. “Além disso, reduz o custo das empresas que produzem alimentos na região e cria um novo corredor no norte do estado, encurtando distâncias”, ressaltou.

Cadastre-se para receber releases pelo WhatsApp

Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.

Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

‌LOC: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, vai investir mais de 22 milhões de reais na construção da ponte sobre o lago da barragem do Rio Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. As obras começaram no fim da última semana e têm previsão de conclusão em 2024.

A ponte vai ligar os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta e tem potencial de beneficiar direta e indiretamente cerca de 130 cidades, com uma população estimada em 1 milhão e meio de habitantes.

O secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz, esteve presente à cerimônia de início das obras. Ele destacou o impacto positivo que a ponte terá para a região.

T‌EC/SONORA: Fernando Diniz 

"É uma obra que é um exemplo de desenvolvimento regional, porque ela não influencia apenas a vida das duas cidades, Ronda Alta e Campinas do Sul, mas ela impacta positivamente cerca de 130 cidades da região. Ela facilita o deslocamento de pessoas que buscam se consultar em hospitais de referência, ela facilita a vida das pessoas que vão estudar em universidades daquela região, que são de outras cidades do estado. Ela ajuda no escoamento da produção, de toda a cadeia produtiva do Norte do estado. E cria um corredor novo de deslocamento no Norte do Rio Grande do Sul, um corredor de desenvolvimento".

‌LOC: A ponte entre os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta é esperada há 50 anos pela população. A estrutura que existia anteriormente ficou submersa com a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo, inaugurada em 1973. O lago existente no local separou duas regiões, deixando-as dependente de uma balsa ou aumentando o tempo do trajeto por via terrestre.

Para saber mais sobre essa e outras ações de desenvolvimento regional do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Vicente Melo