Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 30 de Junho de 2022, 11:13h, atualizado em 30 de Junho de 2022, 14:43h
LOC.: Temido por muitas mulheres, o câncer de mama pode ser prevenido e tratado com altas chances de sucesso quando detectado precocemente. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde do SUS para receber o atendimento e a orientação necessária. Aqui, no Rio Grande do Sul, já foram realizadas 76 mil mamografias de janeiro a abril de 2022. Nos resultados destes exames, 14 mil apresentaram risco elevado e as mulheres terão de fazer mais exames complementares.
TEC.SONORA: Patrícia Izetti, coordenadora-Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde
“Na atenção primária à saúde, além de se fazer a solicitação da mamografia de rastreamento como método de detecção precoce do câncer de mama, também se trabalha a questão dos sinais e sintomas do câncer de mama junto às mulheres e também formas de prevenção primária, que são muito factíveis de serem feitas no contexto de atenção primária à saúde. Então, desde o estímulo à prática de atividade física, a manutenção de um peso saudável, alimentação adequada e saudável também rica em alimentos in natura, pobre em ultraprocessados. Tudo isso são questões que nós trabalhamos no contexto da atenção primária à saúde, voltadas para a prevenção e também detecção precoce do câncer de mama.”
LOC.: A médica Pollyana Dornelas, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), destaca a importância da mamografia para um diagnóstico precoce.
TEC./SONORA: Pollyana Dornelas, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)
“[O câncer de mama] É um câncer que, se detectado precocemente, a chance de cura é maior. Então é muito importante que conheçamos os fatores de risco e de prevenção, para que possamos atuar nesse cenário oferecendo para as mulheres o diagnóstico precoce e procedimentos menos invasivos.
LOC.: A mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e manter o acompanhamento integral com a equipe de saúde da família de referência. O profissional fará a consulta direcionada à necessidade de cada mulher, com base na história clínica e no exame clínico das mamas e solicitará o exame de mamografia, caso indicado.
Entre os principais sinais e sintomas do câncer de mama apontados pelo Inca, estão o aparecimento de caroço fixo na mama, pele avermelhada ou com aspecto de casca de laranja, alterações no mamilo, saída espontânea de líquido anormal dos mamilos e nódulos aumentados nas axilas.
Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde: gov.br/saude. Ou entre em contato com a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, pelo telefone (51) 3288-5800.