LOC.: O calor extremo deve continuar em todo o país. Seis estados — Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul — e o Distrito Federal estão sob alerta de grande perigo, feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia Inmet). Esse alerta deve durar até quarta-feira, dia 15.. Quem explica é a meteorologista do Inmet, Andreia Ramos:
TEC.:SONORA: Andrea Ramos, meteorologista
"Estamos com esse aviso até quarta-feira, mas não significa que vai acabar. Ainda vai persistir ao longo da semana temperaturas elevadas".
LOC.: A meteorologista também informa que chuvas fortes podem se formar a partir do intenso calor, em razão de uma frente fria que deve chegar ao país, a partir de quinta-feira, dia 16.
TEC.:SONORA: Andrea Ramos, meteorologista
"Temos a tendência dessas chuvas, pegando toda Santa Catarina, norte do Paraná, também com chuvas em SP e RJ de forma isolada mas vindo em forma de pancadas e até com a possibilidade de queda de granizo.
LOC.: É importante estar atento aos cuidados especiais com a saúde nesse período de forte calor, em grande parte o país. Evite estar diretamente sob a luz solar. Se precisar estar exposto ao sol, utilize protetor solar para proteger a pele dos raios ultravioleta. Recomenda-se ainda o uso de acessórios, como chapéus e óculos escuros. A hidratação também é fundamental.
Reportagem, Luísa Guimarães