BOLETIM DA SAÚDE – 04/08/2017

Salvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre a aberturam de novos cursos de medicina no Brasil. Também vamos conhecer a estratégia do governo federal para reduzir a mortalidade neonatal.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve de casa, do trabalho, no carro ou na internet! Estamos aqui mais uma vez para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana, o Boletim da Saúde vai falar sobre a abertura de novos cursos de medicina no Brasil. Também vamos conhecer a estratégia do governo federal para reduzir a mortalidade neonatal. Para começar, vamos chamar o repórter Janary Damacena, que vai falar da redução da mortalidade neonatal. Diga aí, Janary!

REPÓRTER JANARY: Débora, uma nova estratégia traçada pelo Ministério da Saúde vai tentar reduzir as mortes de recém-nascidos e melhorar a qualificação das maternidades que acolhem esses bebês. A iniciativa vai contemplar nove estados que concentram as maiores taxas de mortalidade neonatal no país: Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe. Além disso, o Ceará vai fazer parte do grupo porque possui um centro de referência da Rede Cegonha, que é uma importante estratégia relacionada a esse projeto. A medida prevê a redução da mortalidade nos primeiros 28 dias de vida e o aumento na taxa de aleitamento materno. A diretora de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, explica que, para garantir o melhor início de vida ao recém-nascido, é preciso oferecer apoio técnico e capacitação de profissionais.

SONORA: diretora de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

“O objetivo dessa estratégia é fortalecer as ações que já vêm sendo implementadas na saúde da criança, especialmente depois da publicação da portaria que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde da Criança. Então o nosso objetivo é fazer uma integração das ações que estão voltadas diretamente a Atenção Neonatal. Fazer uma ação integrada junto às maternidades que têm maior número de óbitos neonatais em 10 estados para que a gente possa fazer um apoio sistemático a esses profissionais de saúde”.

REPÓRTER JANARY: A iniciativa, chamada de QualiNEO, será desenvolvida até julho de 2019 nas maternidades selecionadas. Ao final desse período, o Ministério da Saúde vai entregar um selo de qualidade às instituições que, além de integrar a estratégia, também conquistarem melhoras nos atendimentos.

LOC EDMAR: Obrigado, Janary, pelas informações. E agora nós vamos chamar o repórter Luiz Philipe Leite que vai falar sobre a abertura de novos cursos de medicina no Brasil. Luiz, quantos cursos foram autorizados?

REPÓRTER LP: Edmar, o governo federal autorizou a abertura de 11 novos cursos de medicina no país. Esses 11 cursos vão ofertar 710 novas vagas em municípios do Sul e Sudeste. Para o presidente da República, Michel Temer, essa é uma reafirmação dos compromissos assumidos pelo governo federal.

SONORA: presidente da República, Michel Temer

“Nós temos avançado muito na área da saúde. Nós estamos ampliando o número de profissionais da saúde. Adquirir também equipamentos, ambulâncias... Portanto, nós estamos privilegiando a parceria com os diversos entes da Federação. Mas o que eu quero neste momento é dizer que este gesto da Educação e da Saúde faz aquilo que é também o mote do nosso governo. Ou seja, recolocar o Brasil nos trilhos”.

REPÓRTER LP: Os 11 cursos de medicina que foram abertos devem iniciar as atividades ainda este ano. E outros 24 cursos estão sendo analisados pelo Ministério da Educação e devem contemplar as regiões Norte e Nordeste. A previsão é que, a partir dessa determinação do Governo Federal, 2.305 vagas sejam oferecidas para estudantes de medicina em todo o país.

LOC DÉBORA: Obrigado, Luiz Philipe, pelas informações. Cabe lembrar que a expansão da graduação em medicina, no país, faz parte dos esforços em melhorar e ampliar o atendimento médico no Brasil. A oferta dessas novas vagas está alinhada com o Programa Mais Médicos. O objetivo é formar e estabelecer médicos em cidades onde há falta desses profissionais.

LOC EDMAR: E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite, Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.