Olá, meu nome é Raphael Costa, esse é o Boletim Agro. Para comentar sobre os principais assuntos no fim desta semana, temos aqui Carla Mendes, jornalista do Notícias Agrícolas. Olá Carla, seja bem-vinda.
“Olá, Raphael, olá, ouvintes.”
Carla, nesta semana o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou uma norma que pode facilitar o comércio, correto?
“Isso mesmo, o Ministro da Agricultura assinou no último dia 17 normas que visam facilitar o comércio agropecuário, como a que dispensa a necessidade de um certificado fitossanitário para exportações em áreas de controle integrado no âmbito do Mercosul. Em nota, a pasta diz que a medida vai desburocratizar a fiscalização e promover a celeridade dos fluxos de carga em fronteiras como em Foz de Iguaçu, Santa Helena no Paraná, Uruguaiana e São Borja, no Rio grande do Sul, e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.”
Outro assunto que ganhou destaque foi uma pesquisa com relação a participação das mulheres no agro, o que você nos conta sobre esse levantamento?
“Exatamente, as mulheres na agricultura em todo o mundo dizem que a discriminação de gênero persiste e que é uma barreira no dia a dia de quem está no campo. Isso é o que mostra um estudo realizada em 17 países à pedido da Corteva Agroscience. De acordo com a pesquisa, 90% das mulheres brasileiras dizem ter muito orgulho de trabalhar no campo ou na indústria agrícola. Número que excede a média global de países incluídos neste levantamento. Apesar disso, o Brasil tem também o maior índice de percepção de discriminação no campo, que é de 78%. Dados mais detalhados podem ser conferidos na entrevista de Vivian Bialski no noticiasagricolas.com.br.”
Nesta semana, uma medida em prol do meio ambiente completou 18 anos, conta mais para nós sobre essa norma criada pelos produtores de tabaco do Brasil, Carla.
“É isso mesmo, nas regiões produtoras de tabaco, as embalagens de agrotóxicos utilizados nas propriedades rurais pelos produtores integrados, são retiradas do meio ambiente e encaminhadas ao destino correto. A ação é do programa de recebimento de embalagens vazias de agroquímicos, que realiza a coleta em todos os municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, passando periodicamente por mais de dois mil pontos de recebimento. Esse programa foi criado em 23 de outubro de 2000 pelo Sinditabaco e já recebeu 15 milhões de embalagens em um trabalho que inclui esforços das empresas e também das equipes de campo destas empresas, que participam da associação de fumicultores do Brasil.”
Perfeito, gostaria de agradecer sua participação Carla.
“Eu que agradeço Raphael, pela atenção e pela audiência”
Esse foi mais um boletim do agro. Muito obrigado pela atenção e até a próxima.
#Agro