BALSAS (MA): Município espera aumento de casos de Chikungunya em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município de Balsas terminou o ano passado registrando mais de 30 casos de Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito que transmite Dengue e Zika. Para a secretária municipal de saúde, Érina Ferreira, é esperado um aumento do número de casos após o atual período de chuvas.

TEC./SONORA: Érina Ferreira, secretária de saúde
“A gente está esperando, se preparando para isso, porque tem o período da chuva, que é agora, e nos outros anos reparamos que é depois do período das chuvas que vem. Como o vetor é o mesmo, a gente está trabalhando mais com eliminar o vetor, e evitar que ele seja difundido. E a nossa preocupação é fortalecida em todas essas ações, que a gente não se preocupa só com a Dengue, mas também com a Chikungunya, já que tivemos vários casos no ano passado.”

LOC: Para a secretária, o primeiro passo já foi dado: a retirada de toneladas de lixo das ruas da cidade, com ajuda de empresários. Segundo Érina Ferreira, em alguns locais a quantidade de lixo era tanta, que impedia até mesmo que as equipes de saúde passassem em alguns lugares da cidade.

TEC./SONORA: Érina Ferreira, secretária de Saúde
“Como a gente pegou a cidade muito suja, principalmente tinha ruas que nem acesso a gente tinha. Pedimos ajuda aos empresários da cidade, e eles fizeram um mutirão de limpeza. Um doava caminhão, outro caçamba, outro óleo, outro contratava o pessoal, e assim foi feita uma limpeza intensificada. A partir de agora, que a gente já conseguiu fazer contratação dos caminhões de limpeza, a gente vai fazer a manutenção, e tratar mais com os lixos residenciais”.

LOC: Para a população de Balsas, fica o recado: vamos fazer a nossa parte e evitar o acúmulo de lixo nas ruas. Todos nós somos peças fundamentais na luta contra o contágio das três doenças transmitidas pelo mosquito. Lembre-se que os sintomas da Dengue, da Chikungunya e do Zika podem ser muito parecidos. Por isso, se você sentir dor no corpo, nas articulações, juntas dos pés e mãos, além de febre alta e coceira, não deixe de procurar um médico. Só assim você vai receber o cuidado necessário para tratar a doença. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.