Data de publicação: 09 de Março de 2018, 13:00h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:32h
As cidades de Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz estão participando da campanha de vacinação contra a febre amarela no estado da Bahia. A meta da mobilização é imunizar mais de três milhões e meio de pessoas nessas localidades até o dia nove de março. Você sabia que a vacina contra a febre amarela é preparada em ovos de galinhas? Devido a isso, as pessoas que têm alergia a ovo precisam ter cuidado antes de se vacinar. Quem explica mais sobre o assunto é o consultor científico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, Reinaldo de Menezes,
“A vacina é preparada em ovo de galinha. Então tem um resíduo de proteína de ovo de galinha na vacina. Se a pessoa tem alergia leve ao ovo, provavelmente não vai acontecer nada. Mas algumas pessoas, embora seja extremamente raro, podem ter urticária, edema. Até já vi ter um choque causado pela proteína do ovo. Essas pessoas não devem se vacinar.”

Portanto, se você tem alergia a ovo, vá até o médico antes de se vacinar. Reinaldo de Menezes faz o alerta: a recomendação é que as pessoas que possuem alergia, que se vacinem em ambientes hospitalares. Caso haja alguma complicação após a vacina, os alérgicos que foram imunizados podem ser socorridos prontamente.
“Aquelas que não têm alergia tão grave assim, quando houver uma dúvida sobre a contraindicação, ou não, é melhor fazer a vacina em ambientes hospitalares. Se houver qualquer reação, a pessoa pode ser tratada imediatamente. Essa alergia provocada pela vacina em alérgicos, essa reação causada pela vacina em alérgicos ao ovo, ocorre, em geral, na primeira meia hora após a vacinação.”
A meta da campanha de vacinação é imunizar 95% da população dos municípios que estão participando da mobilização. Vale lembrar que é preciso levar documento oficial com foto e o cartão de vacina para ser vacinado contra a febre amarela. Procure a unidade de saúde mais próxima e se previna. Para mais informações, acesse saude.gov.br/febreamarela.
#febreamarela