Data de publicação: 22 de Dezembro de 2016, 07:40h, atualizado em 15 de Dezembro de 2016, 15:40h
Na Bahia, as cidades mais afetadas pela infestação do mosquito são Itabuna, Várzea da Roça e Ibicaraí
LOC: Mais de 60 mil pessoas tiveram Dengue e cerca de 50 mil foram infectadas com Chikungunya, na Bahia, em 2016, segundo o Ministério da Saúde. No estado, 62 cidades estão com risco de infestação do mosquito e 103 em estado de alerta de surto de Dengue, Chikungunya e Zika, outra virose que o mosquito também transmite. Com a chegada do verão, as condições de reprodução do mosquito aumentam bastante, o que pode complicar ainda mais a situação de infestação no estado. A Diretora de Vigilância Sanitária da Bahia, Maria Aparecida, pede à população que apoie o poder público no combate ao mosquito.
TEC/SONORA: Maria Aparecida, Diretora de Vigilância Sanitária
“É necessário que cada um cuide da sua casa. Então inspecionar onde tem aqueles vasos de planta pra evitar acumular água, colocar areia. Olhar, se você tem lixo, e se o sistema de coleta não passa na sua rua todos os dias, a cada três dias então você acondicionar esse lixo de uma forma que não caia água em cima e colocar na rua só na hora que o carro do lixo vai passar.”
LOC: Na Bahia, as cidades mais afetadas pela infestação do mosquito são Itabuna, Várzea da Roça e Ibicaraí. De acordo com o Ministério da Saúde, os registros apontam os grandes reservatórios domésticos de água, como caixas d'água, tanques e cisternas, como os principais focos de larvas do mosquito. Por isso, a população deve ficar atenta. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, apela para que o combate ao mosquito tenha ações programadas e pede às lideranças locais, às empresas e escolas para mobilizarem a população.
TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde
“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas, motivar os alunos para que, ao fim de cada aula fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem funcionários para eliminar os focos nas sedes das empresas. Depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”
LOC: Em todo o Nordeste, mais de quinhentas e quarenta mil pessoas estão com Dengue ou Chikungunya. O Ministério da Saúde sugere que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar focos dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev