ASSAÍ (PR): Agentes de saúde fazem teatro em escolas, no combate ao Aedes

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Assaí está apostando em um método diferente e criativo para combater o Aedes aegypti. Na cidade, seis agentes comunitários de saúde montaram uma peça de teatro sobre o mosquito que está sendo apresentada nas escolas. O objetivo é mostrar para crianças de até dez anos de idade como elas podem ajudar a eliminar os focos do inseto dentro de casa. Durante a peça, os agentes se fantasiam de objetos que são focos do mosquito e ensinam uma musiquinha para os alunos cantarem para os pais. Flávia Nogueira é uma das agentes que participa da peça. Ela cantou a músiquinha e explicou a reação das crianças.
 
SONORA: Flávia Nogueira, agente de saúde
 
“ ‘Na minha casa dengue não entra, eu boto a dengue para correr! Prevenir é simples, todo mundo sabe. Só depende de você!’ E daí as crianças cantam junto e é bem legal. Aí a gente ensina as formas de como cuidar para não deixar água parada”.
 
REPÓRTER: Mas não só as crianças estão sendo mobilizadas no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Além da peça de teatro, agentes comunitários de saúde e endemias estão visitando os lares de toda a população para orientar e ajudar a eliminar os criadouros do Aedes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Assaí, mais de mil e 200 pessoas tiveram dengue, este ano, na cidade. O número preocupa, já que Assaí tem apenas 16 mil habitantes. Por isso, a recomendação é que todas as famílias separem quinze minutos, por semana, para eliminar os focos do mosquito de dentro de casa. A coordenadora do Programa de Combate à Dengue do Paraná, Themis Buchmann, pede o apoio da população na luta contra o Aedes.  
 
SONORA: Themis Buchmann, coordenadora Estadual do Programa de Combate à Dengue
 
“Nós precisamos do apoio de todos. Combater a dengue é dever de todos nós. Então a população precisa ficar atenta à tudo aquilo que pode ser um criadouro e fazer a sua limpeza dentro de casa e no seu quintal”.
 
REPÓRTER: Mais informações sobre como você pode acabar com Aedes aegypti e ajudar a proteger sua família das doenças que o mosquito transmite podem ser encontradas na internet. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.