ARACAJU (SE): Capital realiza ação em escola no combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aracaju está intensificando a guerra contra o Aedes aegypti. Nesta sexta-feira, as escolas de Santa Maria vão se unir para realizar uma ação de combate ao mosquito, que é transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. Santa Maria está entre as localidades da capital com alta infestação do Aedes. A assessora para Assuntos Governamentais da Secretaria de Educação, de Aracaju, Osvaldina Ribeiro, explica que, as cinco escolas do bairro vão se reunir na Escola de Ensino Fundamental Professor Diomedes. Após palestras e de uma apresentação de teatro, os alunos vão realizar uma caminhada pelo bairro. A Professora Osvaldina ressalta que, quando o aluno aprende a combater o Aedes, a família e toda comunidade também aprendem a exterminar o mosquito.

SONORA: Osvaldina Ribeiro, Assessora Para Assuntos Governamentais da Secretaria de Educação de Aracaju

“Quando o aluno absorve esse conhecimento e ele passa a ter esse compromisso, ele passa a ser um dos nossos maiores disseminadores. Ele vai chegar em casa, vai conversar com o pai, com a mãe, com o tio, com o avô, com o vizinho, com a própria comunidade e já leva o conhecimento para além dos muros da escola.”

REPÓRTER: Além da ação nesta sexta-feira, os temas relacionados à prevenção ao Aedes aegypti vão continuar a ser ensinados durante todo o ano nas escolas de Aracaju. Vale lembrar, a principal forma de se proteger das doenças transmitidas pelo Aedes é impedir que o mosquito nasça, como explica o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Cláudio Maierovitch. Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: Aracaju também já conquistou outra vitória na guerra contra Aedes aegypti. Nos meses de janeiro e fevereiro, a capital sergipana bateu a meta de vistoria de imóveis, realizada por agentes de saúde e endemias. Cerca de 280 mil imóveis já foram visitados. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.