AMARANTE DO MARANHÃO (MA): População indígena recebe atenção no combate ao mosquito

Todo mês, gerentes das secretarias e líderes comunitários se reúnem para debater medidas de prevenção e combate ao mosquito e tornar as ações cada vez mais eficazes no município.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os Municípios brasileiros estão preocupados com o mosquito da Dengue, da Chikungunya e do Zika. Amarante do Maranhão é um deles. Além das ações de rotina para combater o mosquito transmissor dessas doenças realizadas nos bairros da cidade, a secretaria municipal de saúde também leva informação para a população indígena. Todo mês, gerentes das secretarias e líderes comunitários se reúnem para debater medidas de prevenção e combate ao mosquito e tornar as ações cada vez mais eficazes no município. Kátia Gavião representa o conselho dos povos indígenas de Amarante do Maranhão e participa todo mês da reunião para assuntos de combate ao vetor. Ela explica porque a conscientização para os povos indígenas deve ser diferenciada.
 
TEC/SONORA: Kátia Bandeira Gavião, técnica de enfermagem (conselheira do município representa os povos indígenas)
 
“Porque é um povo diferente, é um povo com sua cultura totalmente diferente, o modo de viver. Eles não conhecem reservatórios. Eles estão na mata, na terra indígena e o acesso é difícil é um pouco difícil para as aldeias distantes.”
 
LOC: Cerca de 15 representantes participam das reuniões mensais na Secretaria de Saúde de Amarante do Maranhão para apresentar novas estratégias de combate ao mosquito. O sub coordenador municipal de vigilância em saúde, Bartolomeu de Melo. 
TEC/SONORA: Bartolomeu Tavares de Melo, sub coordenador da vigilância em saúde de Amarante do Maranhão
“Nosso município tem bastante indígenas, quase todas as ações eles estão participando, tendo acesso. Os indígenas tem uma atenção boa assim para eles. A cada dia eles estão mais informados, estão buscando os seus direitos. Acontecendo isso, a Secretaria de Saúde está buscando aprender a necessidades deles.”

 

LOC: Em Amarante do Maranhão, 20 agentes de endemias estão realizando as visitas de rotina nos nove mil 465 imóveis do município, para evitar que mais pessoas sejam vítimas do mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e do Zika. Participe dessa luta e ajude a preservar a sua saúde e a saúde da sua vizinhança. Saiba mais no site: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.