Cadetes do Grupo de Formação do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal conheceram as estratégias de atuação da Defesa Civil Nacional. Foto: Dênio Simões/MDR
Cadetes do Grupo de Formação do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal conheceram as estratégias de atuação da Defesa Civil Nacional. Foto: Dênio Simões/MDR

Alunos do curso de formação do Corpo de Bombeiros do DF recebem orientações sobre a Defesa Civil Nacional

O evento faz parte de um projeto pedagógico da corporação e engloba o aprendizado da gestão de desastres naturais

ÚLTIMAS SOBRE DISTRITO FEDERAL


A Defesa Civil Nacional recebeu, nesta quarta-feira (5), no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), cinquenta cadetes do Grupo de Formação do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF), com objetivo de apresentar aos futuros bombeiros as estratégias de atuação da Defesa Civil Nacional e a atuação da pasta em situações de preparação e resposta em situações adversas. O contato com as ações de defesa civil faz parte do projeto pedagógico do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiros.  

“Essa integração é muito importante para que outros órgãos, que possam dar apoio estratégico em situações de desastres, conheçam o sistema nacional de proteção e Defesa Civil e as ações que o órgão executa em situações de emergência. É fundamental que os futuros bombeiros conheçam a nossa atuação”, destacou o diretor substituto do Cenad, Leno Queiroz.

Para o major do Corpo de Bombeiros, Vicente Cavalcanti, a visita é fundamental para que cadetes entendam como atuar junto à Defesa Civil. “Esse momento é importante para que os futuros bombeiros conheçam a Defesa Civil Nacional, sua atuação e passem a entender a importância do serviço que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) presta aos estados e municípios brasileiros”.

Presente no Cenad, a aluna Clara Perpétuo, de 33 anos, destacou que a visita é muito útil para quem está em processo de formação. “É importante para nós, como futuros gestores da corporação, entender como devemos nos comunicar e agir em parceria com outros órgãos, enfatizou.

O Curso de Formação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal tem por objetivo preparar os futuros responsáveis pelas atividades relacionadas à gestão e à execução da missão da corporação. Ele dura dois anos e os alunos ficam diuturnamente com aulas práticas e teóricas.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A Defesa Civil Nacional recebeu nesta quarta-feira, cinco de outubro, cinquenta cadetes do Grupo de Formação do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, o CBMDF.

O evento faz parte do projeto pedagógico do curso de formação de Bombeiros e tem como objetivo apresentar aos cadetes a atuação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Sedec, e as ações de preparação e resposta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, para lidar com situações adversas.

O Diretor substituto do Cenad, Leno Queiroz pontua a importância de passar conhecimento a futuros parceiros em ações de defesa civil.

TEC/SONORA: Leno Queiroz 

“Toda a vez que a gente tem a oportunidade de receber uma turma dos cursos de formações, é bom para falar a respeito do sistema nacional de proteção à Defesa Civil das ações que a gente desenvolve é importante porque eles vão conhecendo o funcionamento, onde eles podem atuar e que tipo de apoio pode ser dado em uma situação de emergência”

LOC: Aluna do Curso de Formação, Clara Perpétuo, de 33 anos, mostrou empolgação com o trabalho prático visto no Cenad

TEC/SONORA: Clara Perpétuo

“É importante para nós como futuros gestores da corporação porque é uma área que temos comunicação com outros órgãos, então ela nos auxilia a prestar um serviço de melhor qualidade com tecnologia, com precisão”

LOC: O Curso de Formação dura dois anos e tem por objetivo preparar os futuros responsáveis pelas atividades relacionadas à gestão e à execução da missão da corporação.

Para mais informações, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Petronilo Oliveira