Aluno do SENAI Bauru é finalista por vaga na maior competição mundial de profissões técnicas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Com 19 anos, o aluno da escola João Martins Coube de Bauru (SP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Gabriel dos Santos, deve ir pela primeira vez para a WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. Em 2017, ele ganhou a etapa seletiva regional, e no ano seguinte, foi campeão da nacional, em Porto Velho (RO), ambas as conquistas pela modalidade de pintura decorativa. Com isso, o competidor concorre a uma das vagas na delegação brasileira, entre 57 competidores do SENAI, a partir deste mês de janeiro, quando acontece o período de treinamentos visando o torneio mundial.

O evento ocorre entre os dias 22 e 27 de agosto no Centro Internacional de Exposições Kazan Expo em Kazan, na Rússia. A delegação brasileira ainda aguarda a seleção de seis competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o que vai totalizar 63 brasileiros na equipe. Gabriel também é formado no curso de assistente administrativo, em 2015, e no de mecânica de usinagem, em 2017. Ele conta o que o curso de pintura decorativa pode ajudar para disputar a competição.

"No curso é cobrado muita medida porque precisa. Na modalidade tem muita nota que é medida, isso daí auxilia bastante para mim. Em 2015, eu vi alguns alunos que foram dessa escola também. Naquela época foi quando eu conheci a Olimpíada (do Conhecimento). Eu imaginava se algum dia eu pudesse também estar representando a escola porque ali todo mundo via aqueles alunos como um dos melhores. por estarem representando o país. Agora eu estando representando me sinto muito feliz, vou ter apoio de todo mundo aqui da escola. Falam que querem também, algum dia, ser competidores."

Segundo o gestor do projeto Brasil Kazan, José Luis Gonçalves Leitão, oscompetidores terão alimentação, hospedagem e transporte local nos centros de treinamento:

“Eles são treinados durante esse período que vão estar em Brasília. Temos mais centros de treinamento sem ser em Brasília. Temos em Porto Alegre, temos um centro de treinamento em Joinville, em Santa Catarina, nós temos um em Belo Horizonte, um em Belém e temos os três em Brasília: Taguatinga, Gama e no Setor de Indústrias Gráficas. Esses 57 do SENAI serão distribuídos nesses centros, sendo que o maior número de participantes está em Brasília.”

A WorldSkills é realizada a cada dois anos e reúne os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul para disputarem medalhas em modalidades de acordo com as profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os competidores vão precisar demonstrar habilidades individuais e coletivas para concluírem os desafios de suas ocupações dentro de 6 horas. Durante os quatro dias do torneio, os jovens terão 22 horas para entregar o projeto feito. Nas 18 participações brasileiras, o país já acumulou 136 medalhas. A melhor campanha da história foi no ano de 2015, em São Paulo. Com 27 medalhas, a equipe ficou em primeiro no ranking por países.

Reportagem, Pedro Marra.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.