Data de publicação: 18 de Abril de 2018, 03:02h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:32h
Alô, galera de Alto Alegre. Uma boa notícia para vocês! A Tuberculose está perdendo a batalha na comunidade indígena Yanomami. Os 13 índios que ficaram doentes, no ano passado, fizeram o tratamento e estão curados. Com o apoio dos profissionais da Casa do Índio - a Casai de Boa Vista -, nenhum deles perdeu um dia sequer do tratamento, que é a arma mais eficaz contra a Tuberculose, como conta o enfermeiro da comunidade Yanomami na Casai de Boa Vista, Gracione da Silva Santos.
“A gente tem conseguido muito êxito. Todos os pacientes, a gente tem conseguido tratar no período certo, sem nenhum abandono, graças a Deus. É ruim, é difícil permanecer seis meses de tratamento, então a gente vai fazendo de tudo pra adequar, para que ele se sinta bem tratado na unidade. A gente tenta fazer de tudo. “Ó, você quer ir embora da comunidade, por quê?” “É porque tô com saudade da minha filha, tô com saudade do meu marido ou então da minha esposa”. “Então me diz que vou mandar buscar sua esposa e seu filho”. A gente tem que ter os atrativos pra ele. Se ele diz assim: “Ai, tô com vontade de comer banana”. Então vou trazer banana pra você comer. “Ai, eu tô com vontade de comer um beiju”. A gente pede pra comunidade pra trazer o beiju. Ele gosta muito de usar tabaco - um tabaco típico dele da comunidade- a gente pede pra comunidade mandar esse tabaco”.
Esses cuidados refletem o interesse que a equipe de saúde de todo o estado tem, não apenas pela população indígena Yanomani, mas pelos moradores de Alto Alegre. Mas a coordenadora do Programa Estadual de Controle à Tuberculose, Ângela Félix, lembra que vencer a Tuberculose não é só responsabilidade das equipes de saúde.
“O combate à Tuberculose vem de todos nós, de toda a população. Toda pessoa que tiver tosse por duas ou três semanas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame da Tuberculose. Tuberculose tem cura. O tratamento dura seis meses. Todo medicamento é gratuito. Então assim: a gente só vai conseguir combater a Tuberculose se estivermos todos juntos nessa luta. Os que estão com sintomas devem procurar a unidade de saúde. E as pessoas que já foram diagnosticadas, que continuem o tratamento. Que façam o tratamento até o final dos seis meses pra gente obter a cura.”
Viu só? Todo mundo precisa ficar atento aos sintomas. Sentiu alguma coisa, como tosse por mais de três semanas, febre no final da tarde, suor noturno e perda de apetite e emagrecimento, procure uma unidade de saúde mais próxima. Tuberculose tem cura! Todos juntos contra a Tuberculose. Para mais informações, acesse saúde.gov.br/tuberculose.
#TBtemCura