LOC: O Governo Federal reconheceu situação de emergência em 38 cidades de Alagoas atingidas pela estiagem.
Outros municípios nordestinos estão na mesma situação. Na Bahia, três também obtiveram o reconhecimento federal por estiagem, que também é sentida em cidades no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Já a seca, que é uma uma falta de chuvas ainda mais prolongada do que a estiagem, atinge os municípios de Barcelona, no Rio Grande do Norte, e Trairi, no Ceará.
A falta de chuvas no Nordeste tem sido acompanhada de perto pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, que já liberou mais de doze milhões de reais para reforço no abastecimento de água na região.
De acordo com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, os reconhecimentos desta segunda-feira habilitam as cidades alagoanas a reforçar seu abastecimento de água potável.
SONORA
“Essa publicação permitirá que o governo federal apoie o fornecimento de água na área urbana dos municípios afetados, com liberação de recursos diretamente ao estado e, também, com a Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército Brasileiro nas comunidades rurais dispersas.”
LOC: O processo de reconhecimento da situação de emergência deve ser feito por meio do S2ID, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Também nesta segunda-feira, os municípios de Rodeio Bonito e São Valério do Sul, no Rio Grande do Sul, obtiveram reconhecimento federal pela queda de uma chuva de granizo. E no Amazonas, Presidente Figueiredo entrou em situação de emergência devido a inundações.
Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Hermano Freitas