
Voltar
LOC.: Bibliotecas comunitárias localizadas em aldeias indígenas, territórios quilombolas, áreas de assentamento rural e periferias urbanas serão contempladas com o valor de trinta mil reais cada. A boa notícia é que o Ministério da Cultura divulgou o resultado final do Prêmio Pontos de Leitura Dois Mil e Vinte e Três. A iniciativa faz um justo reconhecimento das ações desenvolvidas nestes espaços para o fortalecimento da prática da leitura no Brasil.
Ao todo, trezentas bibliotecas comunitárias de todo o país foram escolhidas para receber a premiação. Destas, vinte e seis estão localizadas na região Centro-Oeste do país; cento e cinquenta e seis no Nordeste; quarenta e cinco no Norte; sessenta e uma no Sudeste; e doze no Sul.
Entre as selecionadas, estão iniciativas que atuam no fortalecimento de temáticas específicas, como a literatura de cordel, literatura indígena, gibis, autoria negra e LGBTQIA+.
Quem explica mais sobre a importância do Prêmio Pontos de Leitura para esses espaços é o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI), Jéferson Assumção.
TEC/SONORA: diretor Jéferson Assumção
“A intenção do prêmio é destacar a atuação de bibliotecas comunitárias e também reconhecer a importância desses espaços, espaços vivos promotores de leitura e que existem em todas as regiões e estados brasileiros. Então, o resultado do edital mostra essa riqueza e uma ampla diversidade de territórios, populações e, também, de formas de fazer essa ativação cultural em torno do livro, da leitura e das bibliotecas”.
Além disso, elas desempenham ações de base comunitária, pois estão inseridas nas comunidades onde, historicamente, o Estado tem menos atuação. Elas também são responsáveis para que o Brasil se torne cada vez mais um lugar que coloca o livro num papel de destaque no imaginário coletivo.
O edital soma nove milhões de reais. Já está prevista a liberação orçamentária para a premiação de mais dez bibliotecas comunitárias, que serão convocadas conforme a lista de classificação.
Para conferir a lista completa das bibliotecas contempladas, acesse o site www.gov.br/cultura, na barra assuntos, editais, editais 2023 e editais em andamento.
Essa é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura.