ZIKA: Transmissão do vírus pelo leite materno ainda não foi comprovada, explica infectologista

Além da microcefalia, o zika vírus pode também acarretar à Síndrome Guillam-Barré

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A epidemia do zika vírus está relacionada à notificação de mais de dois mil e quatrocentos casos suspeitos de microcefalia, no Brasil, segundo o último boletim epidemiológico do ministério da Saúde. Porém, segundo o médico infectologista Dalcy Albuquerque, o vírus é muito novo e não se conhece ainda todos os meios de transmissão da doença. Ele explica que se há uma maneira de transmissão por leite materno, ela ainda não foi comprovada.
 
SONORA: Dalcy Albuquerque, médico infectologista
 
“Então se a mãe tem infecção durante a gravidez, esse vírus provoca lesões cerebrais que vão provocar, desde pequenos comprometimentos, até grandes casos de lesão cerebral, levando à microcefalia, que é o que acabou chamando a atenção de todo mundo para infecção do zika vírus no Brasil. Transmissão por leite materno: até agora não existe nada identificado. Não existe nenhuma diretriz que fale para interromper o aleitamento materno, até o momento. Zika é tudo até o momento, pode até ser que amanhã eu diga “tem que interromper o aleitamento”, mas até o momento a gente não viu nenhuma evidência de que se transmita pelo leite materno.”
 
REPÓRTER: Além da transmissão por leite materno, existe a dúvida sobre a transmissão por relação sexual. A coordenadora do comitê de virologia da Sociedade Brasileira de Infectologia, Nancy Bellei, conta que já aconteceu um caso desse tipo de transmissão, mas que a forma mais fácil é por meio da picada do mosquito aedes aedypt, transmissor também da dengue e chicungunya.
 
SONORA: Nancy Bellei, coordenadora do comitê de virologia da Sociedade Brasileira de Infectologia, SBI
 
“Já teve um caso de um paciente que viajou para um lugar, pegou a infecção pelo mosquito, por zika vírus. Aí ele voltou para o país dele, em outro continente, nos Estados Unidos, e tendo relação sexual com a esposa, a esposa depois de alguns dias ficou com zika vírus. Como já aconteceu, a gente tem que admitir que isso é possível, embora a gente acredite que pela picada seja mais fácil.”
 
REPÓRTER: Além da microcefalia, o zika vírus pode também acarretar à Síndrome Guillam-Barré, que é uma doença que bloqueia a passagem dos nervos e pode levar à paralisia. O ministério da Saúde recomenda que todas pessoas evitem lugares com criadouros do mosquito aedes aegypt, não acumulem água em recipientes e vistam roupas que protejam contra a picada, como camisas de manga comprida e calças.

 

Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.