VOLTA REDONDA (RJ): Apenas 16% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% por cento das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde de Caieiras e Jardim Paraíba

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens de Volta Redonda entre 11 e 13 anos não têm procurado os postos de saúde do município para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Até o momento somente 16 por cento das meninas nesta faixa etária foram imunizadas. O ministério da Saúde ressalta que, a vacinação é eficaz e causa apenas pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. O papiloma vírus é a principal causa do câncer do colo do útero no país, além de ser o terceiro que mais mata mulheres. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante que a vacina é a forma mais segura de prevenção contra essas doenças.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina de nosso país pode estar protegida contra o câncer do colo do útero. Por isso é muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de maneira drástica em nosso país”. 
 
REPÓRTER: O Instituto Nacional do Câncer declara que somente em 2015 devem ocorrer cerca de 1340 novos casos do câncer do colo de útero no estado do Rio de Janeiro. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ressalta que, a vacinação pode salvar essa geração de meninas do câncer.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
“A vacina atinge um nível próximo de 100%, é superior a 90% de proteção contra o câncer. No entanto, existe a possibilidade de que uma percentagem dessas mulheres, ainda assim, venha a ter infecção. Justamente por isso é importantíssimo que seja mantido todo o cuidado para a detecção, a identificação precoce de qualquer alteração que possa haver. Isso é feito com o exame de Papanicolau, que é oferecido às mulheres que têm vida sexual ativa a partir dos 25 anos de idade até o fim das suas vidas”.
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV é oferecida nos dois postos de saúde, Caieiras e Jardim Paraíba. As jovens entre 11 e 13 anos não precisam da autorização dos pais para se imunizar, basta comparecer nas unidades de saúde com caderneta de vacinação ou documento de identidade. A menina que tomou a primeira dose precisa da segunda para completar a imunização.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.