VOCÊ SABE?: Entenda o que é câmbio flutuante e a relação com o dólar americano

VOCÊ SABE?: Entenda o que é câmbio flutuante e a relação com o dólar americano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 1 min 47 seg

REPÓRTER: Você sabe o que é o câmbio flutuante?

SONORA: dona de casa – Maria Antônia

"Não, nunca ouvi falar não!"

SONORA: assistente administrativo – Jéssica Duarte

"Tenho acompanhado pela televisão, mas eu não sei te explicar detalhadamente não."

REPÓRTER: Antes de entendermos o que é câmbio flutuante, temos que saber o que significa o câmbio. Ele é uma operação financeira caracterizada pela troca da moeda de um país pela moeda de outro. É um mecanismo do sistema monetário internacional, com o objetivo de facilitar as transações entre países. Existem várias formas de regimes cambiais, como o fixo e o flutuante, que é sobre o qual nós vamos falar. No regime flutuante ou flexível, a taxa de câmbio oscila exclusivamente em função da oferta e demanda no mercado. Por exemplo, se a demanda de dólar for grande, o preço aumenta. Agora, se for baixa, o preço também cai. Atualmente, o Brasil adotou o regime de câmbio flutuante, isto é, o preço do dólar varia de acordo com a oscilação do mercado. O economista Róridan Duarte, explica que o valor da troca de moeda não depende do governo.  

SONORA: economista – Róridan Duarte

"O governo ele não define de antemão o valor do câmbio. Ele deixa que o mercado em função das demandas de compra ou de venda da moeda estrangeira no seu mercado, é que vai definir o valor do câmbio. O governo a princípio, ele não define o valor que esse câmbio vai ter. Ele deixa que ele flutue em função das demandas dos agentes econômicos pela moeda estrangeira."

REPÓRTER: Quando se identifica flutuações anormais na cotação do dólar, tanto para cima quanto para baixo, o Banco Central entra em ação como comprador ou vendedor para tranquilizar os operadores de câmbio quanto à normalidade da situação. Essa ação evita os riscos de operações de investimentos, empréstimos e negociações entre empresas brasileiras e estrangeiras.

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.