VITÓRIA (ES): Cidade se preocupa com aumento nos casos de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Em 2016 a cidade de Vitória teve uma realidade preocupante com os casos de Dengue e Zika. Ao todo, a cidade registrou mais de quatro mil casos suspeitos de Dengue e mais de mil de Zika. Já Chikungunya, terminou o ano com 160 casos. No entanto, em 2017 o cenário é diferente e mais preocupante. Até a décima semana de registros de casos na cidade, Vitória já tem 76 casos de Chikungunya, quase a metade de todo o ano passado, quando registrou 160. A professora Marcilene Fraga, 39 anos, é moradora do bairro Jardim Camburi em Vitória. Ela é uma das pessoas que fazem parte dessa triste estatística. A professora conta que começou a sentir os sintomas na última semana de 2016, e só teve a confirmação para a doença este ano. Com dores e manchas pelo corpo, febre, diarreia, Marcilene relata que teve problemas até para amamentar a filha recém-nascida. De acordo com ela, o leite materno durante o período era quase insuficiente.

 TEC/SONORA: Marcilene Fraga, 39 anos, professora.

 “O que eu deixei de fazer por conta da Chikungunya foram coisas do cotidiano. Como eu estava de licença maternidade, estava em casa, e eu não conseguia fazer as coisas de casa. Às vezes levantar era difícil porque doíam muito minhas articulações. Nos pés, joelhos doíam bastante. Para mim era muito difícil levantar, segurar a criança no colo, essas coisas.”

 LOC: O bairro em que Marcilene mora é justamente um dos que mais preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, devido à alta circulação de pessoas e de casos registrados das três doenças.  Outra região da cidade que desperta uma maior preocupação da Prefeitura é Jardim da Penha. De acordo com a diretora de vigilância em saúde da cidade, Arlete Frank Dutra, a Secretaria tem feito monitoramento constante nessas regiões.

 TEC/SONORA: Arlete Frank Dutra, diretora de Vigilância em Saúde.

 “Ela é bem preocupante. Porque é uma virose que se confunde com as outras viroses. Muitas vezes a preocupação é com os próprios profissionais, caso eles não estejam atentos, uma vez que a nossa previsão era de que tivéssemos um número menor para esse início de 2017. Considerando que tem uma circulação em outros estados, então nós temos de ter o plano de contingência organizado.”

 LOC: A preocupação com a Chikungunya está ligada, principalmente, ao fato dos pacientes relatarem que sentem as dores causadas pelo vírus por até vários meses.  A melhor maneira de se prevenir contra a Chikungunya, Dengue e Zika é evitar o nascimento do mosquito. Para mais informações sobre os cuidados e os sintomas da doença acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.