VISIBILIDADE LÉSBICA: Qualquer mulher deve ser atendida como tal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Mulher hétero, homossexual ou bissexual, precisa ser atendida como qualquer outra mulher. Lésbicas também estão suscetíveis ao contágio de infecções e doenças sexualmente transmissíveis. Elas devem fazer exames de prevenção regularmente. Acolhe-las nos serviços de saúde de forma humanizada e levar em consideração essa especificidade é essencial, como detalha a ginecologista e pesquisadora sobre o assunto, Andrea Rufino.

SONORA: Andrea Rufino, ginecologista, psicoterapeuta e professora da Universidade Estadual do Piauí.

“O que é importante é que o profissional consiga deixar um ambiente de acolhimento e pensando que nem toda mulher que ele atende é heterossexual. Porque a dificuldade inicial começa quando a gente olha para uma formação dos profissionais da área da saúde, de uma maneira geral, muito heteronormativa. Então todo o ensino profissional ele é baseado no conhecimento e numa ideia de que as mulheres têm prática sexual só com homem”.

REPÓRTER: A fisioterapeuta Karen Borges é homossexual e conta que, infelizmente, seus atendimentos são marcados por desinformação por parte dos profissionais e, por isso, ela acaba tendo dificuldade em relatar suas práticas sexuais. Karen descreve como seria o atendimento ideal para ela.

SONORA: Karen Borges, fisioterapeuta.

“Eu acho que o ideal seria um atendimento, digamos assim, aberto. Que desse a possibilidade para as mulheres se expressarem. Então, eu acho que se o profissional de saúde não dá espaço para falar sobre aquele assunto, não são as mulheres, que já estão oprimidas e envergonhadas por serem diferentes do que a sociedade espera, que vão colocar a questão”.

REPÓRTER: Para conquistar um atendimento humanizado, as lésbicas e bissexuais precisam se munir de informação e não deixar de apresentar queixas quando notarem discriminação. Para saber mais sobre o assunto, confira matéria no Blog da Saúde: blog.saude.gov.br.

Reportagem, Erika Braz.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.